quinta-feira, 27 de agosto de 2009

“A ÁGUIA POUSOU”.

Este mês, comemora-se a primeira caminhada do homem na Lua, realizada em 1969.


No dia 16 de julho de 1969 os astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins partiram na ponta do foguete Saturno V, de Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos, em direção àquela que seria a aventura mais ousada de todos os tempos: a exploração da Lua.

Os astronautas tripulavam a nave Apollo 11 composta pelo Módulo de Comando Columbia e pelo Módulo Lunar Eagle, e enfrentariam uma viagem de mais de 300 mil quilômetros de distância.

Após quatro dias de expedição a Missão Apollo 11 - a quinta missão tripulada do Programa Apollo da NASA (Agência Espacial Norte Americana) - atingiu seu intento: pousou em solo lunar em 20 de julho de 1969. A alunissagem, nome dado aos pousos na Lua, foi feita pelo Módulo Lunar Eagle onde estavam a bordo Armstrong e Aldrin - Collins ficou no Módulo de Comando na órbita do satélite.

O Eagle tocou a superfície lunar num local chamado Mar da Tranquilidade, uma grande área plana, formada de lava basáltica solidificada. Neil Armstrong - comandante da missão - falou no rádio a célebre frase: "Houston, aqui Base da Tranquilidade. A Águia pousou". Milhões de telespectadores acompanharam ao vivo aquele dia histórico, e os russos, que lançaram o primeiro satélite e colocaram o primeiro ser humano em órbita, perdiam a Corrida Espacial.


Instantes depois, Armstrong recebeu a permissão do Centro Espacial Johnson, em Houston, para iniciar a exploração. Ele abriu a portinhola do ML Eagle e desceu pela escada. Antes de pisar em solo lunar proferiu a frase imortal: Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade.

Aldrin o seguiu no passeio. Ambos permaneceram em solo lunar aproximadamente duas horas. Lá, recolheram amostras do solo, tiraram fotografias, fincaram uma bandeira dos Estados Unidos e deixaram uma placa assinada por eles, os três astronautas, e por Richard Nixon, presidente norte-americano na época.

Na placa estavam escritos os dizeres: "Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade".

Outras missões tripuladas do Programa Apollo pousaram na Lua: Apollo 12 (novembro de 1969); Apollo 14 (fevereiro de 1971); Apollo 15 (julho de 1971); Apollo 16 (abril de 1972); e Apollo 17 (dezembro de 1972) - último voo do programa para a Lua.

Já se passaram décadas dessa conquista. Entretanto, mais que uma disputa entre dois países (EUA e ex-URSS) a exploração da Lua serviu para impulsionar a curiosidade do ser humano em se lançar ao desconhecido e fazer novas descobertas.

Tem gente que até hoje ainda não acredita que o homem chegou à Lua, mas isso já é outra história…


(As imagens presentes nesse texto foram retiradas do link Wikipédia.)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CARTÃO VERMELHO PARA A SEM-VERGONHICE

Suplicy mostra cartão vermelho para Sarney

No futebol de campo, aquele jogado entre dois times com onze jogadores de cada lado, o árbitro ou juiz de futebol, para punir uma falta grave de um jogador mostra-lhe um cartão amarelo. Caso o mesmo jogador cometa outra falta grave no próprio jogo ou em outros subsequentes, recebe um segundo cartão amarelo e em seguida um cartão vermelho. Ao receber o cartão vermelho o jogador é automaticamente expulso da partida e não pode ser substituído por outro membro da equipe.

No dia 25-08-09 (terça-feira) ao pedir a renúncia do senador José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), mostrou em plenário um cartão vermelho, numa referência ao procedimento descrito acima. Segundo o senador paulista o cartão vermelho a Sarney foi dado por ele para que a povo entendesse o simbolismo de seu pedido.

Suplicy foi o primeiro senador petista a pedir a renúncia de José Sarney do comando do Senado. Mas uma semana depois de o Conselho de Ética do Senado recusar 11 representações contra o presidente da Casa, parece que este continuará por um bom tempo desgastando a imagem da política e do Senado brasileiros.

Sarney foi acusado de cometer várias irregularidades: contratar parentes e amigos, ter o aluguel pago por empreiteiras, aprovar dezenas de Atos Secretos sem a apreciação de seus pares, e por aí vai. Apesar de tudo isso ele continua na cadeira da presidência do senado. Firme e forte. Rindo de todos que o acusaram. Zombando da ética. Cada dia a mais que ele fica no cargo é como se nosso país aceitasse passivamente o status de nação corrupta e alienada.

Que bom seria se pudéssemos defenestrar os maus políticos de seus respectivos cargos com um cartão vermelho. Enquanto esse dia não chega cabe a cada um de nós, cidadãos honestos que ainda acreditam num mínimo de decência, acompanhar os passos desses políticos safados para podermos dar o troco nas próximas eleições.

2010 está chegando. Você vai dar cartão vermelho para alguém? Ou vai continuar aceitando tudo passivamente?


(A foto que ilustra esse texto foi retirada do link Notícias Yahoo.)

VALEU, GETÚLIO!


A importância de Getúlio Vargas para Aracoiaba

Segunda, 24 de agosto de 2009, completou-se 55 anos do falecimento do presidente Getúlio Dorneles Vargas, 14º presidente do Brasil. Sua morte, ocorrida na manhã do dia 24 de agosto de 1954, até hoje levanta suspeitas de muitos que, contrariando a versão oficial, acreditam que Vargas teria sido assassinado.

Conhecido por seus simpatizantes como pai dos pobres, e intitulado pelos opositores de ditador, Getúlio teria cometido suicídio com um tiro no coração. Foi encontrado agonizando em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, que na época era capital federal. 

Na sua carta testamento deixou a célebre frase saio da vida para entrar na história.

Vargas ocupou duas vezes a presidência da república do Brasil. A primeira vez de 1930 a 1945 e a segunda vez de 1951 a 1954. No período getulista (ou varguista) foram criadas muitas leis que até hoje influenciam nosso dia-a-dia.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT); o Código Penal e o Código de Processo Penal, ainda vigentes; o Código de Processo Civil de 1939, que vigorou até o ano de 1973, e foi responsável pela unificação da legislação processual no país; e a Lei de Introdução ao Código Civil são heranças getulistas. 

A adoção do voto feminino no Brasil também é herança de seu governo, bem como o salário mínimo, repouso semanal remunerado e o 13º salário . Empresas como a Companhia Siderúrgia Nacional (CSN), Petrobrás, Eletrobrás, Companhia do Vale do Rio Doce (atual Vale), dentre outras, foram criadas no governo de Dorneles Vargas.

Mas o que me motivou a escrever sobre ele foi um fato importante para minha cidade. Fato esse esquecido até pelos próprios aracoiabenses: GETÚLIO FOI O PRIMEIRO - E ÚNICO - PRESIDENTE DO BRASIL A VISITAR ARACOIABA.

Para quem lê estas linhas a visita talvez não tenha sido grande coisa, mas mudou para sempre a história do meu município. O ano era 1933. Getúlio visitava o Nordeste para ver de perto a situação calamitosa provocada pela seca de 1932. 

Aracoiaba havia conseguido sua emancipação política em 16 de agosto de 1890, passando, então, à condição de município. Entretanto facções políticas preocupadas em defender seus interesses particulares - naquela época já existia isso - conseguiram no dia 20-05-1931 reduzir o município à categoria de distrito da cidade vizinha, Baturité.

Em sua passagem por Aracoiaba - ele viajava com sua comitiva de trem - Getúlio recebeu um documento assinado por autoridades locais exigindo a correção daquela injustiça praticada contra o município e seus habitantes.

A resposta veio quase que imediata. Em 04 de dezembro de 1933 voltávamos à condição de município. Status que se mantém até hoje.

Se Vargas foi um exímio estadista ou ditador não sei dizer; tampouco se ele cometeu suicídio ou foi assassinado. Só sei que se não fosse a ajudinha dele, talvez hoje Aracoiaba nem fosse município. 

Valeu Getúlio!

(A foto que ilustra esse texto foi retirada do link Imigrantes Brasil)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA (III)

Trecho da carta escrita por Pero Vaz de Caminha (1450 - 1500), integrante da frota de Pedro Álvares Cabral (1467-68 - 1520), encaminhada ao rei de Portugal D. Manuel I, O Venturoso (1469 - 1521), dando conta do 'achamento' de novas terras.

Descobrimento do Brasil
Caravela: com esse tipo de embarcação, uma inovação para época, Portugal se transformou na principal potência marítima e econômica do século XVI.

E estando Afonso Lopes, nosso piloto, em um daqueles navios pequenos, por mandado do Capitão, por ser homem vivo e destro para isso, meteu-se logo no esquife a sondar o porto de
ntro; e tomou dois daqueles homens da terra, mancebos e de bons corpos, que estavam numa almadia. Um deles trazia um arco e seis ou sete setas; e na praia andavam muitos com seus arcos e setas; mas de nada lhes serviram. Trouxe-os logo, já de noite, ao Capitão, em cuja nau foram recebidos com muito prazer e festa.

A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros, de comprimento duma mão atravessa, da grossura dum fuso de algodão, agudos na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita como roque de xadrez, ali encaixado de tal sorte que não os molesta, nem os estorva no falar, no comer ou no beber.

Os cabelos seus são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta, mais que de sobrepente, de boa grandura e rapados até por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte para trás, uma espécie de cabeleira de penas de ave amarelas, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutiço e as orelhas. E andava pegada aos cabelos, pena e pena, com um confeição branda como cera (mas não o era), de maneira que a cabeleira ficava mui redonda e mui basta, e mui igual, e não fazia míngua mais lavagem para a levantar.

O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, bem vestido, com um colar de ouro mui grande ao pescoço, e aos pés uma alcatifa por estrado. Sancho de Tovar, Simão de Miranda, Nicolau Coelho, Aires Correia, e nós outros que aqui na nau com ele vamos, sentados no chão, pela alcatifa. Acenderam-se tochas. Entraram. Mas não fizeram sinal de cortesia, nem de falar ao Capitão nem a ninguém. Porém um deles pôs o olho no colar do Capitão, e começou a acenar com a mão para a terra e depois para o colar, como que nos dizendo que ali havia ouro. Também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal como se lá também houvesse prata.

Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os havia ali. Mostraram-lhes um carneiro: não fizeram caso. Mostraram-lhes uma galinha, quase tiveram medo dela: não lhe queriam pôr a mão; e depois a tomaram como que espantados.

Deram-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, confeitos, fartéis, mel e figos passados. Não quiseram comer quase nada daquilo; e, se alguma coisa provaram, logo a lançaram fora.

Trouxeram-lhes vinho numa taça; mal lhe puseram a boca; não gostaram nada, nem quiseram mais. Trouxeram-lhes a água em uma albarrada. Não beberam. Mal a tomaram na boca, que lavaram, e logo a lançaram fora.

Viu um deles umas contas de rosário, brancas; acenou que lhas dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço. Depois tirou-as e enrolou-as no braço e acenava para a terra e de novo para as contas e para o colar do Capitão, como dizendo que dariam ouro por aquilo. 

Isto tomávamos nós assim por assim o desejarmos. Mas se ele queria dizer que levaria as contas e mais o colar, isto não o queríamos nós entender, porque não lho havíamos de dar. E depois tornou as contas a quem lhas dera.

Então estiraram-se de costas na alcatifa, a dormir, sem buscarem maneira de cobrirem suas vergonhas, as quais não eram fanadas; e as cabeleiras delas estavam bem rapadas e feitas. O Capitão lhes mandou pôr por baixo das cabeças seus coxins; e o da cabeleira esforçava-se por não a quebrar. E lançaram-lhes um manto por cima; e eles consentiram, quedaram-se e dormiram.

Fonte: Acervo Digital.

(A imagem acima foi copiada do link. História do Brasil.)

DICAS DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO - CONCEITOS E DEFINIÇÕES ADOTADOS NO CTB (I)

Dicas para cidadãos e concurseiros de plantão, compilados do Anexo I Código de Trânsito Brasileiro - CTB (Lei nº 9.503/1997).

Rádio Universitária FM 107,9 – A importância da educação para um ...

Prólogo: o assunto a seguir, em que pese ser pouco cobrado em concursos públicos, também merece atenção. Não apenas os candidatos das provas cujo assunto é legislação de trânsito, mas também todos aqueles que fazem parte do trânsito, como um todo, devem conhecer o assunto.

ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.

AGENTE DA AUTORIDADE DE TRÂNSITO - pessoa, civil ou polícia militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento.

AUTOMÓVEL - veículo automotor destinado ao transporte de passageiros, com capacidade para até 8 (oito) pessoas, exclusive o condutor. (Ou seja, a capacidade é para nove pessoas ao todo.)

AUTORIDADE DE TRÂNSITO - dirigente máximo de órgão ou entidade executivo integrante do Sistema Nacional de Trânsito ou pessoa por ele expressamente credenciada.

BALANÇO TRASEIRO - distância entre o plano vertical passando pelos centros das rodas traseiras extremas e o ponto mais recuado do veículo, considerando-se todos os elementos rigidamente fixados ao mesmo.

BICICLETA - veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo, para efeito do CTB, similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor.

BICICLETÁRIO - local, na via ou fora dela, destinado ao estacionamento de bicicletas.

BONDE - veículo de propulsão elétrica que se move sobre trilhos.

BORDO DA PISTA - margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.

CALÇADA - parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins. (Não confundir com passeio... o qual é parte da calçada ou da pista de rolamento.)

CAMINHÃO-TRATOR - veículo automotor destinado a tracionar ou arrastar outro.



CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).

CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO - máximo peso que a unidade de tração é capaz de tracionar, indicado pelo fabricante, baseado em condições sobre suas limitações de geração e multiplicação de momento de força e resistência dos elementos que compõem a transmissão. 

 

Fonte: BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro - CTB, Lei 9.503, de 23 de Setembro de 1997.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

DEZ VEZES BARRICHELLO. CEM VEZES BRASIL

Rubinho vence no GP da Europa e conquista a centésima vitória para o Brasil na F1

Aconteceu numa manhã de domingo. A bandeira quadriculada tremulava. O carro da equipe Brawn-Mercedes cruzou a linha de chegada em primeiro. O piloto, no coque pit, é só vibração. Os membros da equipe, nos boxes, comemoram. A torcida, nas arquibancadas, idem. 

Parece uma vitória qualquer numa corrida de Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo mundial. Só parece.
   
A corrida era o Grande Prêmio (GP) da Europa, em Valencia - Espanha. E o piloto, o brasileiro Rubens Barrichello. A vitória quebrou um jejum pessoal de cinco anos e 81 GPs sem chegar ao lugar mais alto do pódio. Foi a décima vitória de Rubinho na F1. 

Agora ele está na vice-liderança do campeonato, com 54 pontos, logo atrás do inglês Jenson Button que é seu companheiro de equipe e tem 72 pontos.

Com a conquista do GP da Europa, Barrichello fez mais do que levar um banho de champanhe. Ele conseguiu a centésima vitória do Brasil na categoria e entrou para a história do automobilismo nacional - quem sabe mundial. E ainda deu um cala-boca na turma dos sabichões que acham que o piloto brasileiro - já com 37 anos de idade - deveria abandonar as pistas.
 
- Foi fantástico, um fim de semana que nunca vou esquecer.[…]Foi difícil, na corrida […] coisas passam pela sua cabeça. Você quer chegar lá por você mesmo, pelo seu país, sua família. Queria que este momento durasse para sempre - disse Rubinho na entrevista coletiva oficial após a corrida. 

Sábias palavras. 

Ele também disse que não via a hora de chegar no Brasil para escutar a musiquinha. Aquela… Tema da Vitória, que tanto escutamos nas manhãs de domingo nos tempos de Ayrton Senna. Bons tempos aqueles.

Boa sorte Rubens Barrichello, e que você continue enchendo nossas manhãs de domingo com a doce melodia da musiquinha.

(A foto que ilustra esse texto foi retirada do link globo.com)

domingo, 23 de agosto de 2009

MENINAS DE OURO

Seleção brasileira feminina de vôlei conquista octacampeonato no Grand Prix



Hoje, 23 de agosto de 2009, a seleção brasileira feminina de vôlei comandada por Zé Roberto tornou-se octacampeã invicta do Grand Prix. Só isso já seria um motivo de sobra para comemoração. Mas a vitória conquistada pelas jogadoras brasileiras esta manhã vão muito além de um mero troféu.

Nesse domingo em que se completou exatamente um ano da inédita conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, o Brasil reafirmou seu status de maior vencedor nas competições de vôlei feminino. Ganhamos o Grand Prix nos anos de 94/96/98/04/05/06/08 e agora, 2009.

As jogadoras fizeram uma ótima campanha na competição: 14 jogos e 14 vitórias. Impecável. As meninas do Brasil bateram os times dos Estados Unidos, Alemanha, Porto Rico, China, Polônia, Tailândia, Coreia do Sul, Rússia, Holanda e Japão.

O octacampeonato veio após o triunfo sobre o Japão, por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/27, 25/19 e 25/19. Foi o quarto título na atual temporada da seleção brasileira, que também ganhou o Torneio de Montreux, na Suíça; a Copa Pan-Americana, nos Estados Unidos; e o Torneio Classificatório para o Mundial 2010, disputado nas cidades mineiras de Contagem e Betim. A seleção feminina levou ainda o prêmio de melhor jogadora (Sheilla) e melhor bloqueadora (Fabiana).

Para a jogadora Mari o dia teve uma tripla comemoração: além do aniversário da medalha olímpica e da conquista do octacampeonato no Grand Prix, ela completa, neste 23 de agosto, 26 anos de idade.
Com a conquista de hoje o vôlei feminino brasileiro impõe sua hegemonia nesse esporte e mostra que não somos apenas o país do futebol. Valeu meninas!

(A foto que ilustra esse texto foi retirada do link globo.com)

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

DUAS LUAS

Para os que gostam de astronomia ou simplesmente curtem fenômenos celestiais raros, uma oportunidade única

No dia 27 de agosto de 2009, próxima quinta, a partir da meia noite (horário de Brasília), preste bastante atenção no céu - isso se não estiver nublado ou chovendo, lógico. O planeta Marte será o segundo corpo celeste mais brilhante do firmamento, e será tão grande quanto a Lua cheia. Essa aproximação entre o planeta vermelho e o planeta azul é chamada pelos astrônomos de "oposições periélicas".

Oposição porque o Sol, a Terra e Marte estão em linha reta com a Terra no meio. Periélico significa que Marte está mais próximo do periélio, ou seja, a sua aproximação máxima ao Sol. Marte, como os demais planetas do sistema solar, tem sua órbita em forma de elipse, assim, a distância entre o Sol e ele costuma variar.

O Planetário Internacional de Vancouver, da British Columbia - Canadá, calculou o distanciamento em que o planeta vermelho estará orbitando em relação à Terra: uma distância estimada em 55 milhões de quilômetros.
O curioso dessa história é que ela tinha sido prevista há séculos pelos Maias, povo antigo que habitava a América Central bem antes de os invasores europeus chegarem.
O último acontecimento desse tipo aconteceu há cerca de 59 mil anos e o próximo será no ano de 2287! Portanto, se você não vai viver mais 278 anos, aproveite essa oportunidade.

A foto que ilustra esse texto foi tirada do blog cerveja com sucrilhos.

PUNIÇÃO PARA INGLÊS VER


Turistas inglesas que tentaram forjar roubo são condenadas

As turistas inglesas Rebecca Turner e Shanti Andrews, ambas de 23 anos, foram presas no dia 26 de julho (dia que eu confundi minha mão com um galho e quase a arranco fora!). Elas tentaram forjar um roubo das próprias bagagens com o objetivo de receber o dinheiro do seguro.
As turistas, formadas em Direito, estavam viajando há nove meses por diversos países do mundo e tomaram conhecimento desse tipo de golpe em conversa com outros turistas. O golpe do seguro é praticado por estrangeiros vigaristas e causa um prejuízo anual de R$1,5 bilhão às seguradoras.
As inglesinhas foram condenadas hoje, dia 19-08-09, pelos crimes de falsidade ideológica, falsa comunicação de crime e tentativa de estelionato. Ambas pegariam um ano e quatro meses de reclusão e mais um mês de detenção mas o juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do RJ, converteu a pena em prestação de serviços comunitários. Rebecca e Shanti trabalharão por sete horas diárias durante oito meses em serviços cuja natureza ainda será estipulada pela Vara de Execuções Penais do Rio. A dupla terá ainda de pagar uma multa no valor de R$12.090, cada.
O advogado de defesa das inglesas espertinhas achou a pena muito dura. Ele tem razão. Talvez a polícia brasileira devesse agir como a renomada Scotland Yard Britânica que no dia 22 de julho de 2005 executou covardemente o brasileiro Jean Charles de Menezes com oito tiros à queima-roupa no metrô de Londres.
Que o exemplo das jovens turistas inglesas sirva de alerta para outros gringos safados que queiram se aproveitar da hospitalidade de nós brasileiros.

(A foto que ilustra esse texto foi retirada do link Notícias Terra)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA (II)

Trecho da carta escrita por Pero Vaz de Caminha (1450 - 1500), integrante da frota de Pedro Álvares Cabral (1467-68 - 1520), encaminhada ao rei de Portugal D. Manuel I, O Venturoso (1469 - 1521), dando conta do 'achamento' de novas terras.

Pero Vaz de Caminha – Wikipédia, a enciclopédia livre
Pero Vaz de Caminha lê a carta que será enviada ao rei de Portugal D. Manuel I. O comandante da frota Pedro Álvares Cabral, o Frei Henrique de Coimbra (sentados) e o mestre João o escutam atenciosamente.

Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos, por chegarem primeiro.

Então lançamos fora os batéis e esquifes, e vieram logo todos os capitães das naus a esta nau do Capitão-mor, onde falaram entre si.

E o Capitão-mor mandou em terra no batel a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens.

Eram pardos, todos nus, sem coisa nenhuma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram.

Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Somente deu-lhes um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o Capitão manda a Vossa Alteza, e com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar.

Na noite seguinte, ventou tanto sueste com chuvaceiros que fez caçar as naus, e especialmente a capitânia. E sexta pela manhã, à oito horas, pouco mais ou menos, por conselho dos pilotos, mandou o Capitão levantar âncoras e fazer vela; e fomos ao longo da costa, com os batéis e esquifes amarrados à popa na direção do norte, para ver se achávamos alguma abrigada e bom pouso, onde nos demorássemos, para tomar água e lenha. Não que nos minguasse, mas por aqui nos acertamos.

Quando fizemos vela, estariam já na praia assentados perto do rio obra de sessenta ou setenta homens que haviam juntado ali poucos e poucos. Fomos de longo, e mandou o Capitão aos navios pequenos que seguissem mais chegados à terra e, se achassem pouso seguro para as naus, que amainassem.

E, velejando nós pela costa, obra de dez léguas do sítio donde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e seguro, com uma mui larga entrada. E meteram-se dentro e amainaram. As naus arribaram sobre eles; e um pouco antes do Sol posto amainaram também, obra de uma légua do recife, e ancoraram em onze braças.

Fonte: Acervo Digital.

(A foto que ilustra esse texto foi copiada do link Google Images.)