sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CONSELHO PARA O ANO NOVO (I)

É PRECISO AFIAR O MACHADO

Todo início de ano é a mesma coisa. As pessoas fazem um monte de promessas, que na maioria das vezes não conseguem cumprir. Alguns prometem estudar mais; outros dizem que vão iniciar uma dieta ou frequentar uma academia; tem gente que jura que vai arranjar um emprego; largar o vício... essas coisas.

Eu não vou prometer nada!!! Entretanto, gostaria de compartilhar com os leitores do blog Oficina de Ideias 54 um texto que leva a pensar sobre nossas atitudes neste ano maravilhoso que se inicia.

Num certo dia, um empregado apresentou-se numa fazenda pedindo trabalho. Como houve vaga, acertaram o preço e o novo empregado iniciou o trabalho no dia seguinte. Recebeu do paatrão um machado bem afiado e a ordem de iniciar a derrubada.

Como é de costume nestes casos, o operário faria um período de experiência.

Passados alguns dias, o patrão foi examinar o trabalho de seu novo empregado. Este, no 1º dia, derrubara 200 árvores. No 2º dia, abatera 150. Mas o 3º dia foi ainda pior:baixou para 130.


Intrigado, o patrão quis saber se o empregado vinha trabalhando menos. Por acaso chegara ele mais tarde? Não, ele estava chegando mais cedo. Então ele estaria demorando mais entre um golpe e outro do machado? Não, ele estava batendo cada vez mais ligeiro...


Tudo parecia um mistério, quando o patrão olhou o machado, bastante judiado. Perguntou então ao empregado quantas vezes afiara o machado.


"Estive tão ocupado em derrubar árvores, que não tive tempo de afiar o machado", respondeu candidamente o empregado.


Parece-me que na vida, por vezes, imitamos o cortador de árvores. Levamos muito a sério nossas atividades e nos preocupamos tanto, que acabamos produzindo pouco. Esquecemos de afiar o machado e isto acontece em todas as profissões.


Todos nós, de tempos em tempos, precisamos parar. Rever nosso trabalho, nossos métodos. Sacudir o pó da rotina. Recomeçar com alma nova.


Em outras palavras, precisamos AFIAR O MACHADO de vez em quando. Caso contrário, estaremos produzindo cada vez menos, com um trabalho cada vez mais estafante.


Pense nisso. Um abençoado e próspero 2011.


(Texto: autor desconhecido. A imagem acima foi copiada do link Google Images.)

Quase esqueci: FELIZ 2011!!!!!!