quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

JOÃO APONTA O MESSIAS

Maria visita sua prima Isabel



39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel.

41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito exclamou: “Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.”


Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] Lucas, capítulo 1, versículos de 39 a 45 (Lc 1. 39 – 45)


No trecho acima, retirado do Evangelho Segundo [São] Lucas temos a visitação de Maria à sua prima Isabel. Isabel estava grávida (sexto mês de gestação) e quando recebeu a visita de Maria a criança agitou-se em seu ventre, reconhecendo a presença do Messias. Daí, podemos concluir que Maria já havia engravidado, por obra do Espírito Santo, e que a vinda do Filho do Altíssimo estava próxima.

Repare que em nenhum momento o evangelista cita os nomes de papai Noel, trenó, árvore de Natal, peru, panetone... O sentido do Natal não tem nada a ver com essas coisas! O significado do nascimento do Menino Deus foi deturpado ao longo dos anos e nós, cristãos ou não, nada temos feito para mudar essa tradição consumista.

Maria era de origem humilde e teve uma vida miserável, praticamente sem conforto algum. Sua existência em nada se parece com o luxo e gastança de final de ano no comércio e nas residências onde pessoas fúteis, que sequer se lembram do nome de Jesus, fazem qualquer negócio para realizar as compras de Natal.

Se Maria, com seu trajes humildes, entrasse num shopping center ou fosse visitar a nossa casa nesse ‘período natalino’, será que seria bem recebida? E se ela viesse anunciar o nascimento de um Menino Rei, que veio salvar o mundo do pecado, será que nós lhe daríamos ouvidos? Ou preferiríamos acreditar em papai Noel?


(A imagem acima foi copiada do link Diocese de Santo André.)