segunda-feira, 14 de junho de 2010

SUFOCO ITALIANO

Atual campeã mundial, Itália, sofre para conseguir empate com Paraguai

Abrindo o grupo E dessa copa, Itália e Paraguai se enfrentaram hoje à tarde no estádio Green Point, na Cidade do Cabo. A atual campeã da copa passou um sufoco, mas conseguiu empatar com os paraguaios em 1 X 1.

O jogo começou equilibrado. Os dois times tocavam a bola, sem armar grandes jogadas, como se estivessem com medo de levar gol. A partida continuou sem maiores emoções. Nem parecia que uma seleção tetra campeã estava em campo.

A Itália, favoritíssima, não conseguia chegar com perigo à meta paraguaia. Em futebol, “quem não faz, leva”. E foi exatamente o que aconteceu. Aos trinta e nove minutos do primeiro tempo, Antolin ALCARAZ (número 21), faz de cabeça para o Paraguai e silencia a torcida italiana, maioria no estádio.

No segundo tempo a história se repetia: jogo sem grandes lances, nenhum dos times sem levar perigo. Até que DE ROSSI (camisa 06) aos dezessete minutos faz o seu e impede que a ‘Azurra’ passe vexame.

O resultado foi ruim para as duas equipes, que tem que vencer as próximas partidas se quiserem continuar na competição.

O Paraguai sonha com a taça porque seria a primeira. Já os italianos almejam o troféu para se igualarem ao Brasil no número de conquistas: cinco. Sai para lá olho grande!

A PRIMEIRA VITÓRIA DO JAPÃO FORA DE CASA

Japoneses desbancam africanos, vencem e são segundo do grupo E

Fazendo a décima partida desse mundial, Japão e Camarões se enfrentaram hoje no estádio Free State, em Bloemfontein. O time da “terra do sol nascente” venceu os “leões indomáveis” por 1 X 0.

O gol foi marcado aos trinta e sete minutos do primeiro tempo. Keisuke HONDA (camisa 18) foi o homem do gol japonês. Com esse resultado, a equipe japonesa ocupa o segundo lugar do grupo E, logo atrás da Holanda.

Os japoneses, que participaram das copas de 1998, 2002 e 2006, com a vitória de hoje quebraram um tabu: finalmente conseguiram vencer uma partida de Copa do Mundo fora de casa. Eles, que sediaram o mundial de 2002 - juntamente com a Coreia -, só haviam vencido nesse mundial.

A Seleção Camaronesa participou dos mundiais da FIFA de 1982, 1990, 1994, 1998 e 2002. Contudo, a tradição africana não foi capaz de segurar o entusiasmo nipônico.

A equipe japonesa conta com um brasileiro naturalizado no seu elenco. TULIO, número 04, que jogou hoje e participou de lances importantes na partida.

Tulio é o segundo brasileiro que vence uma partida nesse mundial, e olha que a Seleção Brasileira ainda nem entrou em campo. Seria isso um bom presságio? Esperamos que sim. Amanhã o Brasil pega a Coreia do Norte às 15h 30min, e eu não aceito uma vitória por menos de 6 X 0.

PRIMEIRO GOL CONTRA

Com ajudinha de jogador adversário, Holanda vence a Dinamarca

Holanda e Dinamarca fizeram o jogo de abertura do grupo E, no estádio Soccer City, em Johannesburgo. O time holandês confirmou o favoritismo e venceu por 2 X 0.

Os gols foram marcados na segunda etapa. No primeiro minuto de jogo, S. POULSEN, camisa 15 da Dinamarca tentou desviar de cabeça e mandou a bola para o fundo das redes do próprio time. Primeiro gol contra da primeira copa em solo africano.

O segundo gol dos holandeses veio aos trinta e nove minutos: KUYT, número 07, numa bela troca de passes, aumentou o placar.

As Seleções Holandesa e Dinamarquesa já se enfrentaram 28 vezes, mas nunca tinham se cruzado em Copas do Mundo. No retrospecto de mundiais da FIFA, a Holanda leva a melhor tendo participado de oito copas: 1934, 1938, 1974, 1978, 1990, 1994, 1998 e 2006, sendo que em ‘74 e ‘78 foi vice-campeã. Já os dinamarqueses participaram de apenas duas: 1986 e 1998.

Na Eurocopa de 1984 a Dinamarca surpreendeu e conseguiu chegar às semi-finais. Pelo excelente desempenho - chegou a derrotar a poderosa Inglaterra! -, ganhou o apelido de Dynamite Dinamarquês, ou “Dinamáquina”.

Já a Holanda, que não sei por que também é conhecida por Países Baixos, tem dois apelidos: Carrosel Neerlandês e Laranja Mecânica. Mas essa, caro leitor, já é outra história.

SÃO JOÃO CHUVOSO

O São João no Nordeste, ao que tudo indica, vai ser debaixo de chuva. A previsão meteorológica para os próximos dias é de chuva nas capitais Fortaleza (CE), Natal(RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE).
Veja, por exemplo Natal. Ontem o dia estava ensolarado:


Hoje, porém, o dia amanheceu assim:

Frio e chuvoso.

O inverno começa oficialmente no Brasil dia 21 de junho (próxima segunda). Mas parece que na Região Nordeste ele já "deu as caras".