sexta-feira, 11 de março de 2011

O “PAI NOSSO”

1 Um dia, Jesus estava rezando em certo lugar. Quando terminou, um dos discípulos pediu: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou os discípulos dele.” 2 Jesus respondeu: “Quando vocês rezarem, digam:
Pai, santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino.
3 Dá-nos a cada dia o pão de amanhã,
4 e perdoa-nos os nossos pecados,
pois nós também perdoamos a todos aqueles que nos devem;
e não nos deixes cair em tentação.”


Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] Lucas, capítulo 11, versículos de 1 a 4 – Lc 11. 1 – 4


Pai Nosso... uma oração simples, fácil de ensinar e de aprender. Nele resume-se os aspectos principais que devem ser lembrados em toda ‘reza’: Deus (Pai, santificado seja o teu nome); a esperança de um mundo governado não por humanos corruptos, mas pelo próprio Criador (Venha o teu Reino); a necessidade do alimento para o corpo (Dá-nos a cada dia o pão de amanhã); o desejo de ser perdoado (e perdoa-nos os nossos pecados); a reconciliação (pois nós também perdoamos a todos aqueles que nos devem); e a vontade de não pecar mais (e não nos deixes cair em tentação).

Na nossa vida moderna, cada vez mais corrida e atarefada, quase sempre nos esquecemos de orar quando acordamos e antes de dormir. Muitos até rezam o Pai Nosso, mas não meditam o que essas simples frases querem dizer. Pensemos nisso. Para agradar a Deus não precisamos decorar rezas difíceis ou muito extensas. Basta apenas orar - e colocar em prática - a oração que o próprio Jesus nos ensinou: Pai Nosso que estais nos céus...


(A imagem acima foi copiada do link Images Bing.)