domingo, 5 de dezembro de 2021

GÊNESIS - ORIGEM DO POVO DE DEUS (LXXVII)

HISTÓRIA DE JOSÉ E SEUS IRMÃOS


41 O povo é salvo da fome (II) - 47 Durante os sete anos de abundância, o país teve superprodução.

48 E José reuniu todos os víveres dos sete anos de abundância na terra do Egito e armazenou os víveres nas cidades, colocando em cada cidade os víveres dos campos da redondeza.

49 José armazenou trigo como areia do mar: a quantidade era tal que se renunciou a medi-lo, porque ultrapassava qualquer medida.

50 Antes de chegar o primeiro ano da fome, José teve dois filhos com Asenet, filha de Putifar, sacerdote de On.

51 José deu ao mais velho o nome de Manassés, dizendo: "DEUS me fez esquecer minhas fadigas e a casa paterna".

52 Ao segundo, ele deu o nome de Efraim, dizendo: "DEUS me tornou fecundo na terra de minha aflição".

53 Acabaram os sete anos de abundância na terra do Egito, 54 e chegaram os sete anos de fome, como José havia anunciado. Houve então fome por toda parte, e só no Egito havia pão.

55 Depois chegou a fome em todo o Egito; e o povo, com grandes gritos, pediu pão ao Faraó. Então o Faraó disse a todos os egípcios: "Vão a José, e façam o que ele disser a vocês".

56 Quando a fome cobriu toda a terra, José abriu os armazéns de trigo e vendeu mantimentos aos egípcios, enquanto no Egito a fome se alastrava.

57 De todos os países ia muita gente ao Egito para comprar mantimentos de José, porque a fome se agravou por toda a parte.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 41, versículos 47 a 57 (Gn. 41, 47-57).

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)