terça-feira, 25 de agosto de 2015

SEGREDOS DAS PRINCIPAIS BANCAS EXAMINADORAS

O que você sempre quis saber, mas não tinha a quem perguntar

Concurseiro: um herói anônimo em busca dos seus ideais.

Conhecer as particularidades da banca examinadora é uma das maiores virtudes que um bom concurseiro pode ter. No entanto, independente do cargo ou do nível de escolaridade, cada banca segue o seu próprio estilo de acordo com a sua filosofia. 

Isto posto, o candidato que conhecer previamente o estilo de prova da banca organizadora, tais como exigências e grau de dificuldade, já começa à frente dos demais concorrentes. A seguir, algumas das características mais marcantes das principais bancas realizadoras de concursos públicos no Brasil:
CESGRANRIO
O nível da Cesgranrio é de médio a elevado. Petrobras, área bancária e IBGE são os concursos mais tradicionais dela. A característica mais marcante é de provas separadas por matérias. São parecidas com as da FCC com cobrança de texto de lei e enunciados, mas não tão complexas quanto os da Cespe. A Cesgranrio tem o hábito de repetir questões anteriores, portanto, prepare-se estude resolvendo provas antigas.
FUNDAÇÃO PARA O VESTIBULAR DA UNESP (VUNESP)
A prova de Português da Vunesp costuma ser bastante simples, com ênfase à gramática. Em Direito, é importante conhecer bem a letra da lei. Resolver questões de provas anteriores é uma excelente forma de entender melhor o estilo desta banca.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC)
A FCC realiza concursos nas esferas municipal, estadual e também federal. Suas questões geralmente são muito objetivas, e, às vezes, um pouco extensas. Uma “pegadinha” que pode atrapalhar os concurseiros mais desatentos está nos enunciados das questões de múltipla escolha. Eles têm o hábito de pedir para assinalar a alternativa INcorreta, e muitos escorregam nessa casca de banana. Na prova de Direito, assim como nas provas da VUNESP, faz-se necessário conhecer a letra da lei. A FCC cobra muito isso, principalmente em questões que apresentem casos.  Resolver provas anteriores ajuda bastante.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV)
Esta é a banca que faz o exame para a OAB. Dentre todas é a que parece não seguir um padrão definido, uma vez que o estilo de suas provas muda muito de um certame para outro. Tem como características marcantes longos textos para interpretação e gramática. Na parte de Direito tem cobrado casos práticos com temas multidisciplinares. É de suma importância que o candidato estude bem o edital e compare com outros editais passados. A FGV já cobrou nota de rodapé numa prova!!! Resolver questões de provas passadas ajuda.
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA (ESAF)
Taí uma organizadora que impõem medo e respeito entre os concurseiros. Suas questões são muito bem elaboradas e complexas, com estudo de casos em direito e cobrança da letra de lei (assim como a Vunesp e a FCC). O grau de dificuldade é alto. Além disso, ela é uma banca polêmica, pois traz temas em que não há consenso entre os doutrinadores, fazendo com que o  volume de recursos seja muito grande. Contudo a Esaf não costuma cobrar todos os itens do edital. Faça uma análise de editais passados que você encontrará um padrão. A resolução de questões de provas anteriores ajuda sobremaneira.
CENTRO DE SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CESPE)
A Cespe é, sem sombra de dúvidas, a banca examinadora mais temida pelos concurseiros. As questões são multidisciplinares e complexas, e os enunciados, longos e cansativos. As assertivas são do tipo ‘certo e errado’ e isso exige atenção redobrada, uma vez que a banca anula uma questão certa se o candidato marcar alguma errada. Atenção: neste tipo de prova não é aconselhável chutar... Nas provas de Direito eles cobram muito jurisprudência, portanto o candidato precisa estar bem atualizado. Dica importante: não demore muito lendo os enunciados, se possível, vá direto para as questões. Além de dominar a teoria, dedique seus estudos em simulados com questões de certames anteriores.

Pelo tempo que estudo para concursos e seleções, se eu tivesse que dar uma única dica que resumisse tudo o que foi dito acima seria: ESTUDE RESOLVENDO QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES. Isso vale para qualquer banca examinadora, de qualquer concurso público, para qualquer cargo e nível de escolaridade.

Fonte: JusBrasil, com adaptações.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)