terça-feira, 6 de janeiro de 2015

OS TRÊS REIS MAGOS

Quem foram, de onde vieram, quando são lembrados 

Três reis magos presenteiam Jesus: vieram de longe adorar o Rei dos Judeus.

Segundo a tradição cristã, os três reis magos foram personagens que levaram presentes para Jesus logo após o seu nascimento. Eram eles: Melcior (ou Belquior), Baltasar e Gaspar, que trouxeram ouro, incenso e mirra. Vindos do extremo oriente, eles viajaram seguindo uma estrela que indicava onde tinha nascido o Rei dos Judeus.

Apesar de serem mencionados como reis, é provável que não o tenham sido. Alguns historiadores acham que Belquior, Gaspar e Baltasar podem ter sido astrólogos ou sacerdotes de alguma religião da Pérsia. O grupo foi mencionado nas Sagradas Escrituras apenas no Evangelho de (São) Mateus (Mt 2, 1 - 12), e não se sabe ao certo se eram mesmo três. A tradição refere-se a este número baseada na quantidade de presentes ofertados.

A descrição mais detalhada dos reis magos foi feita há mais de 1.300 anos por São Beda, o Venerável (673 - 735). Por esse relato, temos que Belquior era o mais velho dos três, com setenta anos de idade. Tinha cabelos e barba brancos e saiu de Ur, terra dos Caldeus. Baltasar tinha quarenta anos, era mouro e partiu do Golfo Pérsico. Já Gaspar, com apenas vinte anos, era o mais moço do trio. Veio de uma longínqua região montanhosa perto do Mar Cáspio.

A celebração aos reis magos começou na Idade Média. Hoje, em várias partes do mundo comemora-se o dia 06 de janeiro como Festa de Santos Reis. No Brasil a data é celebrada pela Igreja Católica como Dia de Reis ou Epifania.

(A imagem acima, bem como a fonte de pesquisa da postagem acima, foram tiradas do link Wikipedia.)