domingo, 3 de outubro de 2010

O QUE É MONETIZAÇÃO E DESMONETIZAÇÃO?

Os dois termos derivam de moeda. Monetização é quando se tem no mercado financeiro, à disposição do público ou das empresas, uma quantidade de moeda que não rende juros superior aos demais ativos financeiros.

desmonetização é o processo inverso. É quando se diminui a quantidade de moeda em relação ao total de ativos financeiros.

Um fator que tem grande reflexo nos dois porcessos é a taxa de inflação. Se a inflação está alta, tem-se a desmonetização. As pessoas preferem investir suas economias nos bancos e retiram dinheiro de circulação.

Já com a inflação baixa, as aplicações no mercado financeiro rendem pouco. Os investidores preferem retirar a grana e ficar com ela à disposição.


(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM BANCO CENTRAL

Um Banco Central de um país é quem faz, dentre outras atividades, o controle sobre a emissão monetária. Isso é importante para que se regule o montante de moeda, crédito, taxas de juros e câmbio, de forma compatível com o nível da atividade econômica e o equilíbrio do balanço de pagamentos de uma nação.

No nosso país a instituição responsável por esse controle é o Banco Central do Brasil (BACEN), que exerce tal atividade porque possui o privilégio de ser o detentor do monopólio de autoridade monetária.

O BACEN atua seguindo as normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Ambos foram criados pela Lei nº 4.595, de 31/12/1964.

Mas quais as outras atribuições do BACEN e da CVM? Isso é assunto para outra conversa...


(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)