sábado, 17 de agosto de 2013

O QUE SÃO BURACOS NEGROS?

Buraco negro: nada escapa à sua atração - nem mesmo a luz...

Buraco negro é uma região do espaço que possui uma quantidade tão grande de massa concentrada que nada consegue escapar da atração de sua força de gravidade, nem mesmo a luz, e é por isso que tais regiões são chamadas de “buracos negros”. Até hoje a melhor teoria para explicar este tipo de fenômeno é a Teoria Geral da Relatividade, formulada por Albert Einstein

A origem dos buracos negros seriam estrelas em seu último estágio de evolução. Depois de consumir todo seu combustível, o núcleo da estrela começa a diminuir até ficar reduzido a uma fração do seu tamanho original. Quando isso acontece, a gravidade produzida pelo núcleo sai de controle e começa a sugar tudo que encontra ao seu redor. O núcleo começa a sugar a massa da própria estrela, fazendo isso tão rapidamente que se engasga e expele enormes torrentes de energia. 

Essas torrentes de energia são tão fortes que acabam furando a estrela e lançando mais jatos de energia. A gravidade não suporta essa energia e a estrela finalmente explode. Esta explosão é chamada de supernova. Em apenas um segundo a explosão é capaz de gerar 100 vezes mais energia que o nosso Sol produzirá em toda sua existência. O que resta no centro da explosão é o buraco negro.

E para onde vão parar os objetos que caem num buraco negro? Essa pergunta intriga cientistas e estudiosos. Há quem diga que vão para outra dimensão... Sinistro!!!  


Fontes: Info Escola e Wikipedia, com adaptações.


(A imagem acima foi copiada do link Google.)