sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"Eu demorei muito para perceber quem eram meus verdadeiros inimigos..."

Estreia hoje um dos filmes mais aguardados – e criticados – dos últimos tempos

Estreia hoje nos cinemas de todo o país o filme Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro. O longa-metragem é a continuação de Tropa de Elite, lançado em 2007 e causador de muita discussão ao retratar o usuário de drogas como principal financiador da violência.

Dirigido por José Padilha e filmado nos primeiros meses deste ano na cidade do Rio de Janeiro, Tropa de Elite 2 traz dois personagens que emergem como principais responsáveis pela onda de criminalidade que hoje assola muitas cidades brasileiras:as autoridades corruptas e as milícias.

Como autoridades corruptas, o filme traz políticos e comandantes policiais hipócritas que submetem a segurança pública aos seus interesses particulares escusos. Já as milícias, grupos armados que atuam em certos bairros como seguranças particulares e cobram dinheiro dos moradores por isso.

Na nova história o Capitão Nascimento (Wagner Moura), herói do primeiro filme, é promovido a comandante geral do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e, posteriormente, a Subsecretário de Inteligência. Nascimento obtém êxito na sua tarefa de combater o tráfico de drogas na Cidade do Rio, fazendo com que o BOPE cresça e ganhe prestígio. Entretanto...

Nascimento descobre que o ‘sistema’ é corrupto e inicia, então, uma guerra pessoal contra o mesmo. Além disso tudo, o Capitão Faca na Caveira ainda tem que lidar com várias preocupações por causa do filho adolescente. Nosso herói se dá conta, tardiamente talvez, que no jogo diário que é o combate à violência, ele é apenas mais uma peça, movida de um lado para outro por uma mão suja (políticos financiados por bandidos?).

Os produtores de Tropa de Elite 2 são categóricos em dizer que ele é melhor que seu antecessor. Tanto pelos efeitos especiais (o filme custou mais de treze milhões de reais!!!), quanto pelo debate ético a respeito dos verdadeiros responsáveis pela criminalidade.

Além desse debate, o longa traz uma história policial vista pela ótica do policial. Diferentemente da maioria dos filmes nacionais hipócritas que sempre mostram os bandidos como mocinhos, vítimas das circunstâncias, e os policiais como vilões.

Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro, vale a pena assistir - e discutir.


Confira o trailer do filme no You Tube.


(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)