sábado, 18 de dezembro de 2010

MAIS UM PARA AS ESTATÍSTICAS...

Policial Militar é morto em Natal durante abordagem

O fato aconteceu em frente ao shopping Midway Mall, por volta das 20h:30min. O policial militar M. Costa fazia uma abordagem de rotina dentro de um ônibus coletivo quando foi surpreendido por um bandido que efetuou vários disparos. O sargento da guarnição foi baleado na perna. M. Costa foi alvejado com gravidade e faleceu na hora.

Em plena época natalina um policial, no exercício do dever, tem a vida ceifada covardemente quando colocava em prática sua missão constitucional: o de servir e proteger a sociedade, mesmo com o sacrifício da própria vida.


É revoltante falar sobre isso, e a época do ano não é a mais apropriada. Como PM, fica difícil de expressar minha dor e indignação, uma vez que o companheiro que morreu logo logo cairá no esquecimento. Foi mais um que tombou em serviço, tentando proteger uma sociedade hipócrita que nos acusa de truculência e abuso, e sequer nos respeita.

M. Costa é mais um que entrará para as estatísticas... Quem se importará em saber quem ele foi? A imprensa? Não! Esta buscará saber se ele era corrupto. Não descobrindo nada, vai entrevistar a família do bandido, porque esse é "vítima do sistema" e o PM é vagabudno. A corporação? Ah tá. A instituição Polícia Militar não respeita seus membros, se assim o fosse, nos daria condições dignas de trabalho e valorizaria mais a categoria. E o governo? Esses corruptos filhos da mãe? Que nos negam um plano de carreira decente e ainda atrasam nossas diárias operacionais? E os grupos de Direitos Humanos? Xiii.. esses não vão nem lá.

É M. Costa, meu velho. Vai com Deus. Quem trabalhou com você sabe da sua honestidade e dedicação pelo serviço. Mas isso não é mais valorizado. Quem sabe se você fosse um puxa-saco ou baba-ovo de algum coronel talvez ainda estivesse vivo...
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

Agente Penitenciário Estadual/CE - Lei nº 9.455/97

Confira essas dicas e arrase na prova

Quem pretende fazer o concurso público para Agente Penitenciário Estadual do Ceará é bom ficar atento. O edital ainda não saiu mas especula-se que a prova será realizada em março de 2011.

Dentre os assuntos que podem vir na prova está a Lei nº 9.455, de 7 de abril de 1997. Essa lei, que especifica os crimes de tortura e afins, já foi cobrada em concursos passados.

O candidato que pretende ser agente penitenciário estadual, não pode ir para a prova sem saber duas coisas:

1. Constitui crime de tortura constranger alguém usando de violência ou grave ameaça. Esse constrangimento deve causar na vítima sofrimento, tanto físico como mental, e ser feito com o intuito de:
a) obter informação da vítima ou de terceiros;
b) provocar ação ou omissão de natureza criminosa; e,
c) fazer discriminação racial ou religiosa.

2. O crime de tortura também ocorre quando se submete alguém - mediante violência ou grave ameaça - que esteja sob sua guarda, poder ou autoridade, a intenso sofrimento (físico ou mental) como forma de aplicar castigo pessoal.

É bom saber, ainda, sobre as penalidades para quem comete o crime de tortura: reclusão, perda de cargos ou funções, etc. Vale salientar que tais penalidades também são aplicadas para quem podendo evitar o crime, se omite.

Mais uma ponto importante: os agravantes. Se da tortura resultar lesão corporal grave ou gravíssima, ou morte; se for praticada por agente público; contra criança, adolescente, gestante, idoso maior de sessenta anos, deficiente físico; ou feita mediante sequestro, a pena é aumentada de um sexto até um terço.

E por último, mas não menos importante: O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia (Art. 1, § 6º), e o cumprimento da pena inicia-se sempre em regime fechado - exceto para os casos de omissão (Art. 1, § 2º).

Aos candidatos que vão prestar a avaliação, uma dica de quem já fez alguns concursos: em se tratando de leis, não se restrinja apenas em decorar os enunciados. Tente estudar utilizando exemplos, para isso consulte provas anteriores.

ADESIVO CONTRA AUMENTO DOS PARLAMENTARES


(A imagem acima foi copiada do blog da soldado Glaucia.)

O PIONEIRISMO DA VOYAGER 1

Sonda da NASA torna-se primeiro objeto construído pelo homem a deixar o Sistema Solar

A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) anunciou essa semana que a sonda espacial Voyager 1 ultrapassou as fronteiras do Sistema Solar. Lançada em 5 de setembro de 1977, a sonda tornou-se o primeiro artefato construído pelo homem a chegar à região da heliopausa.


A heliopausa é considerada pelos cientistas como a fronteira final do Sistema Solar. Nessa região o vento proveniente do Sol não tem mais tanta força e é repelido pelo meio interestelar. Trocando em miúdos, na heliopausa o 'astro rei' não exerce nenhuma influência sobre objetos ou corpos celestes.

Desde que foi lançada há 33 anos a Voyager 1 já percorreu cerca de 15 bilhões de quilômetros. Viajando a uma velocidade aproximada de 17 Km/s, a sonda tinha como missão inicial fotografar os planetas Júpiter e Saturno. Cumprida a missão, que possibilitou aos cientistas um elevado conhecimento dos chamados 'gigantes gasosos', a Voyager 1 seguiu sua rota atual, que a levou para fora dos limites do nosso Sistema Solar.

Mesmo com todo o avanço no conhecimento científico proporcionado pela Voyager 1, o projeto da sonda encontra-se ameaçado. Em 2005 o governo norte-americano fez cortes orçamentários que podem comprometer a continuidade do projeto.

Engraçado, quando é para guerrear contra países indefesos eles têm dinheiro de sobra...


(A imagem acima foi copiada do link Wikipedia. Para saber mais sobre a Voyager 1 e seu projeto, acesse o referido link.)

NÃO CONTA PRA NINGUÉM

Essa semana foi preso pela polícia carioca um traficante de drogas que tinha como principais 'clientes' grandes empresários, celebridades e artistas. O homem se disfarçava de motorista particular e entregava os entorpecentes na casa dos usuários. Super discreto! Não contem para ninguém mas, dizem as más línguas, esse traficante era requisitadíssimo nas festas particulares de uma determinada emissora... Poxa, a polícia estragou o Natal dos globais...