terça-feira, 11 de janeiro de 2011

COMO TER SUCESSO PROFISSIONAL


Confira esses princípios de Stanley Bing (com adaptações), retirados da Revista Seleções do Reader's Digest, de junho de 2001. Como disse o autor, "alguns princípios são fáceis; outros não. Todos, porém, são úteis não tanto para o veterano experimentado, mas para quem anseia por uma boa arrancada na vida".

1. Mantenha uma boa aparência. É assim que as pessoas querem que nos vistamos no trabalho.

2. Jamais diga o que pensa. O ideal é falarmos o que o outro quer ouvir, inserindo um pouco de nossa opinião. Para dominar essa técnica, precisamos ouvir os outros durante certo tempo, a fim de saber o querem escutar.

3. Seja gentil e paciente com todos. Se for preciso ser duro com alguém, não exagere. E, se puder escolher entre tirar vantagem de uma pessoa ou ajudá-la a ficar com algum benefício do acordo, escolha a segunda opção. As pessoas vão começar a ver que merecemos vencer e ficar felizes com nosso sucesso.

4. Nunca sacrifique a família e os amigos em nome da cobiça. Trata-se apenas de trabalho. As pessoas que amamos devem continuar perto de nós. Isso significa não admitir que sujeitos sem vida pessoal tentem tirar a nossa. Reuniões que começam às 18 horas, por exemplo, devem ser evitadas. Qualquer empresa que não permita aos funcionários vida pessoal deve ser abandonada.

5. Pense no que pode e não pode fazer. Dessa forma, ninguém vai precisar lhe mostrar.

6. Faça tudo o que estiver ao seu alcance. Não jogue as tarefas chatas e insignificantes para cima dos outros. Haverá tempo para isso mais tarde, quando você ocupar um cargo de chefia.

7. Não se amargure com o sucesso alheio. Sempre haverá pessoas com maior êxito do que nós, muitas das quais menos capazes e dignas. É a vida. Por que se apoquentar? Não vai mudar nada. Em vez disso, fique feliz. Parece tolice, mas tente.

8. Não marque uma reunião quando um telefonema resolve. Nunca faça uma ligação quando basta um e-mail. Jamais mande um e-mail quando 17 palavras no elevador são suficientes. Não viaje apenas para mostrar que é importante e precisa estar nos lugares. No trabalho, não empregue palavreado e investigações inúteis sem uma boa razão. Faça tudo com eficiência e vá em frente.

9. Seja fiel, mesmo em detrimento próprio. Esse comportamento sempre se faz notar pelo nosso público-alvo. A falta dele também.

10. Não culpe os outros pelos seus erros. Aliás, não devemos culpá-los nem pelos erros deles, ainda que assim pudéssemos evitar problemas. Engula tudo e nunca invente desculpas, mesmo que tenha algumas ótimas. Todo mundo erra. Mas só fracassados inventam desculpas.

11. Aguente o rojão até não poder mais. Cada empresa tem sua cultura, que exige tempo para ser assimilada. E nossa carreira só pode desenvolver um ritmo se lhe dermos a chance. Lembre-se: as pessoas que desde o início saltam de emprego em emprego a cada dois ou três anos, acabam fazendo o mesmo até o fim - trabalhadores itinerantes a vagar pela superfície de organizações que os empregam, mas não os amam.

12. Divirta-se. E, se não der, quem foi que disse que era para ser divertido? Isso aqui é trabalho, rapaz!


(A imagem acima foi copiada do link Jovens Libertários.)