terça-feira, 2 de outubro de 2012

CENSURA À INTERNET

Governo iraniano quer banir a "grande rede" do país


No último domingo (23/09/12) o governo iraniano declarou que irá bloquear o acesso da população ao Google e ao Gmail, outros serviços do Google como o Youtube já haviam sido bloqueados, assim como o Facebook.
 
Segundo a Reuters, o bloqueio foi devido ao polêmico vídeo anti-islâmico publicado no Youtube semanas atrás. Alguns outros sites com opiniões contrárias às do governo iraniano também já foram bloqueados, porém, alguns internautas utilizam VPNs para burlar o bloqueio.
 
Agora o governo estaria tramando a retirada total do Irã da internet, acabando com qualquer chance da população ter acesso há alguma informação contrária ou de fora do país. A ideia é criar uma espécie de intranet no país, uma rede apenas para ser utilizada internamente, chamada de “Rede Nacional de Informação”.
 
A RNI já estaria sendo inclusive testada por agências do governo e dentro de alguns meses o restante da população será redirecionada para ela. Este seria o primeiro caso mundial de bloqueio permanente de um país a internet.
 
Já imaginou como seria morar em um país sem acesso a internet?
 
 
(A imagem e o texto da postagem acima foram enviados via e-mail por Chiquinho Assis.)