sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A ORIGEM DO RISQUINHO NO NUMERO 7


Até os dias de hoje, muita gente quando escreve o número 7 costuma colocar um pequeno tracinho horizontal cortando esse algarismo. Oficialmente, este pequeno traço não existe. Podemos constatar isso digitando a tecla 7 do teclado do computador, da calculadora ou de qualquer outro aparelho que possua teclado.
Então, qual a origem desse costume tão peculiar?
Para responder a esse mistério, temos que voltar muitos séculos atrás. Aos tempos bíblicos. Mais precisamente aos tempos do profeta Moisés. O livro do Êxodo conta que Móisés estava no Monte Sinai e Deus lhe ditou os 10 mandamentos.
Ao descer do monte, o profeta foi anunciando em voz alta, um por um, os mandamentos à multidão. Quando chegou no mandamento sete, Moisés disse: 'Não desejarás a mulher do próximo!' Houve um breve silêncio... E a multidão rompeu, gritando em coro:
-Risca o sete, risca o sete!!!
Pode não ser a explicação verdadeira para o "risquinho", mas é a mais engraçada...

(Esse texto é uma adaptação de outro que me foi enviado por e-mail. Se você é o autor do texto original, entre em contato comigo para receber os créditos. A ilustração presente no texto foi copiada do link Images google.)