domingo, 31 de julho de 2022

"Errar é humano, mas também é humano perdoar. Perdoar é próprio de almas generosas".


Platão (428 - 347 a.C.): autor, filósofo e matemático grego. Juntamente com Sócrates (seu mestre) e Aristóteles (seu discípulo), Platão lançou os alicerces não só da filosofia mas também da ciência ocidental. Foi ele quem fundou a Academia de Atenas, a primeira instituição de ensino superior (universidade?) do mundo ocidental.

(A imagem acima foi copiada do link Cultura Genial.) 

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (XXI)

5. Leis para o santuário


25 Contribuições para o santuário - 1 Javé falou a Moisés: 2 "Diga aos filhos de Israel que ofereçam para mim um tributo; e vocês aceitarão a contribuição de todos os que generosamente a oferecerem para mim. 3 Contribuições que vocês aceitarão: ouro, prata e bronze; 4 púrpura violeta, vermelha e escarlate; linho e pelo de cabra; 5 peles de carneiro curtidas, couro fino e madeira de acácia; 6 azeite para a lâmpada, aromas para o óleo da unção e para o incenso aromático; 7 pedras de ônix e pedras de engaste para o efod e o peitoral.

8 Faça um santuário para mim, e eu habitarei entre eles. 9 Faça tudo conforme o modelo do santuário e dos utensílios que vou mostrar a você".  

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 25, versículo 01 a 09 (Ex. 25, 01 - 09).

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.) 

"Os pactos sem a espada são apenas palavras e não têm a força para defender ninguém".


Thomas Hobbes (1588 - 1679): filósofo, matemático e teórico político inglês. Foi grande defensor da teoria do direito divino dos reis, bem como do absolutismo, sob o argumento de que a sociedade precisa de uma autoridade à qual todos devem render o suficiente da sua liberdade natural, para que esta mesma autoridade possa exercer o controle sobre todos e manter a paz interna e a defesa comum. O livro Leivatã é sua principal obra.  

(A imagem acima foi copiada do link Guia Estudo.)