terça-feira, 11 de agosto de 2009

BOM EXEMPLO


Hoje, 11-08-09, é dia do estudante. Se dermos uma rápida olhada na realidade dos estudantes brasileiros, desde os que frequentam as séries mais elementares até os que estão nas universidades, veremos que torna-se vergonhosa a falta de atenção e compromisso que nossas autoridades (in)competentes têm por aqueles que serão o futuro da nação: os alunos. Mas não estou aqui para falar das precárias condições estruturais e curriculares da educação brasileira.

Falta de material didático, péssimos salários para professores, sucateamento das universidade federais, são assuntos que já estamos de saco cheio de escutar… Por isso hoje gostaria de relembrar as conquistas dos alunos brasileiros na Imagine Cup 2009, realizada no último mês de junho, na cidade do Cairo, capital do Egito.

A Imagine Cup é um evento organizado pela Microsoft e premia aquelas propostas mais criativas de aplicação da tecnologia na resolução de problemas quotidianos.

Os projetos apresentados pelos estudantes brasileiros ganharam prêmios em seis categorias: a equipe LEVV IT obteve o primeiro lugar em desenvolvimento de jogos; a equipe Willburn, o primeiro lugar em desenho; a Virtual Dreams, o terceiro lugar em desenho de software e o terceiro posto no prêmio Windows Mobile; a Proativa Team, o primeiro lugar no prêmio de interoperabilidade; e a IC-UNICAMP ocupou o segundo lugar do prêmio de acessibilidade de Tablet PC.

Das equipes vencedoras, duas são de Pernambuco e compostas por alunos de instituições públicas de ensino: a equipe Proativa, composta pelos alunos Lucas Mello, João Paulo Oliveira, Amirton Chagas e Flávio Almeida, todos do CIn (Centro de Informática) da UFPE, ficou em 1º lugar na categoria Reconhecimento em Interoperalidade; a equipe LEVV IT, que destacou-se levando o 1º lugar na categoria Games Development, tem como um de seus componentes o aluno Vinícius Ottoni, do Cefet-PE.

Precisamos de mais bons exemplos como esse. Mas é uma pena que a conquista dos alunos brasileiros tenha tido tão pouca repercussão nos órgãos de imprensa nacionais. O fato até já caiu no esquecimento…

Nesse Dia do Estudante quero lembrar e parabenizar aqueles jovens discentes que disputando com aproximadamente 300 mil alunos de mais de cem países, mostraram para o mundo que além de bons jogadores de futebol e péssimos políticos, o Brasil também tem excelentes pesquisadores na área da informatica.