segunda-feira, 19 de abril de 2010

EVENTOS IMPORTANTES COMEMORADOS HOJE

O que Santo Expedito, o Exército Brasileiro, os índios e o Cantor Roberto Carlos tem em comum?

O dia 19 de abril. Hoje são comemoradas as seguintes datas:
DIA DE SANTO EXPEDITO
DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
DIA DO ÍNDIO
ANIVERSÁRIO DO CANTOR ROBERTO CARLOS

Santo Expedito é um santo da Igreja Católica, reverenciado por ser um "santo guerreiro" e "o santo das causas justas e urgentes". Segundo a tradição, ele era da Armênia, apesar de não se saber ao certo o local do seu nascimento. Foi um soldado romano e chegou a comandar uma legião de combatentes. Por se destacar no comando de seus subordinados, sempre aliando fé às práticas quotidianas, Santo Expedito chamou a atenção de poderosos que o perseguiram, prenderam, torturaram e o mataram. Sua morte aconteceu no dia 13, das calendas de Maio, isto é, 19 de Abril de 303. O culto à sua personalidade iniciou-se na Armênia. Depois espalhou-se pela Europa e chegou a outras partes do mundo através dos testemunhos daqueles que alcançaram graças urgentes ao o invocarem.

O dia do Exército Brasileiro é comemorado nesta data em homenagem à Batalha de Guararapes. Essa batalha ocorreu no dia 19 de abril de 1648 e marcou a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação estrangeira, no caso, a holandesa. Esse data serve, também, para fazer uma homenagem a todos os bravos integrantes do Exército que: em tempos de guerra, deram suas vidas em defesa da pátria; em tempos de paz, fazem a vigilância permanente das nossas fronteiras e defendem a nossa soberania nacional; e em caso de desastres ou catástrofes naturais, estão sempre presentes no socorro aos necessitados.

No Brasil o Dia do Índio foi estipulado como data comemorativa em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Três anos antes, no México, foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Desse congresso, inicialmente, participaram diversas autoridades governamentais dos países da América. Mas os representantes indígenas, desconfiados das intenções do "homem branco", não compareceram de imediato às reuniões. Isso só aconteceu no dia 19 de abril de 1940. A partir de então, esse dia foi escolhido em todo o continente americano como Dia do Índio. Para o homem branco, essa é apenas mais uma data comemorativa no calendário. Para os povos indígenas, uma oportunidade de lutar por seu lugar na sociedade e uma chance de não esquecer séculos de resistência à dominação do homem tido como civilizado.

O cantor e compositor Roberto Carlos completa hoje 69 anos de idade. Roberto, cujo nome completo é Roberto Carlos Braga, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 1941. Reverenciado no Brasil como "Rei", ele é um dos principais representantes do movimento artístico intitulado Jovem Guarda. O cantor, que tem uma voz inconfundível, desperta a admiração dos fãs através de músicas cujas letras variam desde temas românticos até assuntos religiosos. Roberto Carlos é o cantor brasileiro que mais vendeu discos - cerca de 120 milhões de cópias no mundo todo, e, dizem os mais íntimos, ama usar roupas da cor azul.


(A imagem de Santo Expedito foi copiada do link Orações.info.)