quinta-feira, 14 de maio de 2015

A QUEDA - AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER

Excelente filme para quem gosta de História e ama cinema - ou vice-versa

Hitler irritado: na iminência da derrota, culpou seus subordinados e o povo alemão pelo fracasso.

O filme A Queda - As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang), mostra de forma dramática e com impressionante riqueza de detalhes os acontecimentos finais que antecederam a invasão de Berlim durante a Segunda Guerra Mundial pelos Aliados, fato este que culminou com a rendição dos nazistas e o suposto suicídio de Adolf Hitler.

Dirigido por Oliver Hirschbiegel e lançado em 2005, o longa-metragem conta o depoimento de Traudl Junge, que foi chamada para ser secretária de Hitler. Na época da guerra com apenas 22 anos de idade, a jovem foi testemunha ocular dos últimos momentos do ditador nazista e de seus seguidores fanáticos que, escondidos em um 'bunker' (abrigo) subterrâneo, recusavam-se a se entregar. Alguns cometeram suicídio, inclusive o próprio Hitler, que pediu para ter seu corpo queimado pois não queria ter seus restos mortais expostos em algum museu como troféu.

Não é mostrada a cena do suicídio de Hitler, apenas seus subordinados carregando o corpo dele e da esposa, enrolados por panos, para serem queimados numa vala do lado de fora do 'bunker'. Até hoje há quem diga que Hitler não cometeu suicídio, mas teria conseguido fugir e morreu de velhice. Mas isso já é assunto para outra história...

O filme mostra algumas cenas fortes, demonstrando com riqueza de detalhes o desespero dos nazistas pressentindo a iminente derrota. Numa delas, eles conversam sobre a melhor maneira de cometer suicídio: atirando na própria cabeça, cortando os pulsos ou tomando veneno.

Mas a cena mais chocante e triste de todas é a da mãe que, não querendo que os filhos vivessem num mundo sem o nacional socialismo, envenena as seis crianças e depois comete suicídio com o marido.

O fim de Hitler pode ter parecido trágico para algumas pessoas, mas lembremo-nos que ele iniciou conflito e fez muito mais atrocidades durante a guerra. Só os judeus, por exemplo, principais vítimas dos nazistas, morreram aos milhões nos campos de concentração.

Traudl Junge: a secretária do führer.



Hitler condecora 'soldados': no final da guerra, desesperados, os nazistas usaram até crianças para defender Berlim.


Veja o filme A Queda - As Últimas Horas de Hitler completo no link You Tube.


(Imagens copiadas do link Google Images.)