sexta-feira, 11 de junho de 2010

MAIS UM EMPATE

Uruguai e França fazem jogo truncado e não passam do 0 X 0

O segundo jogo dessa copa não teve grandes emoções. Uruguai e França se enfrentaram às 15:30h (horário de Brasília) no estádio Green Point, Cidade do Cabo, mas não fizeram gols.

Os times fizeram uma partida na retranca. As poucas chances de gol, para ambos os lados, foram feitas a partir de contra-ataques ou jogadas individuais. Nem os lances de bola parada levaram perigo de gol.

Foi assim por todo os 90 minutos de tempo regulamentar, mais os acréscimos. O único que teve trabalho foi o árbitro da partida, o japonês Yushi Miximura, que aos 36 minutos do 2o tempo expulsou o uruguaio Nicolas Lodeiro - camisa 4. E só!

Os mais de 64 mil espectadores saíram decepcionados do estádio. Esperavam mais. Todo mundo esperava mais. Afinal, em campo estavam duas seleções ganhadoras de três copas: as de 1930 e 1950 (Uruguai), e a de 1998 (França).

PRIMEIRO JOGO, PRIMEIRO EMPATE

África do Sul empata com México na primeira partida da copa

O primeiro gol, no primeiro jogo, da primeira copa do mundo de futebol realizada na África, foi marcado por um jogador africano: Tshabalala. O gol foi aos nove minutos do segundo tempo no jogo África do Sul X México, no estádio Soccer City, em Johannesburg.

Em campo, o time da casa era empurrado pelo som das vuvuzelas - instrumento de sopro que deixa qualquer um atordoado. Os Bafana Bafana, apelido que significa Meninos Meninos, tem como técnico o brasileiro Carlos Alberto Parreira, que comandou a seleção brasileira na conquista do Tetracampeonato em 1994 (EUA).

O time da África do Sul fez um mal primeiro tempo, talvez pela responsabilidade de jogar bonito em casa. O México foi melhor, mas não conseguiu marcar e o jogo foi para o intervalo empatado em 0 X 0.

No segundo tempo, os mexicanos continuavam jogando bem e pressionando os africanos. Até que aos nove minutos Tshabalala, num potente chute de esquerda, abre o placar, faz o primeiro gol da copa e entra para a história.

Depois disso, os africanos tomam conta do jogo. Vão para cima, pressionam, tem um penalty não marcado, mas gol que é bom… Então, num contra-ataque aos 33 minutos, Rafa Marques faz para os mexicanos e empata o jogo.

A equipe da África do Sul ainda chega a mandar uma bola na trave aos 44 minutos, mas o jogo termina 1 X 1. Por essa bola na trave e o penalty não marcado, os africanos bem que mereciam ter ganho essa partida.

Mas a copa está apenas começando. Ainda temos mais 31 dias de pura emoção.

“VIVA MANDELA!!! VIVA, MADIBA!”

África do Sul abre Copa 2010 com música, alegria e campanha por educação

Em três horas de show, os sul-africanos abriram oficialmente a Copa do Mundo 2010. O evento, repleto de muita alegria, entusiasmo e emoção, aconteceu no Orlando Stadium, em Soweto, e reuniu cerca de 36 mil pessoas.

As cortinas do espetáculo que deu início à 19ª Copa do Mundo de futebol foram abertas por Jacob Zuma, presidente sul-africano, e pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter. Nelson Mandela, ícone pelo fim do apartheid e Nobel da paz, não participou da festa. Mas o arcebispo Desmond Tutu, também Nobel da paz e amigo pessoal de Mandela, convidou a todos os presentes na cerimônia a fazerem uma saudação ao ex-presidente africano.

Em coro, a multidão gritou: “Mandeeeeeela!!!”, “Viva, Madibaaaaaaa!”.

Continuando o espetáculo, os telões do Orlando Stadium mostraram filmes cuja temática era: “Um Gol. Educação Para Todos!”. Os filmes mostravam como a educação pode transformar a vida das pessoas. Num desses videos, com craques do futebol de diversos países, estava o brasileiro Pelé.

Na parte musical, o evento contou com personalidades locais e internacionais. A banda norte-americana Black Eyed Peas abriu o show e a cantora colombiana Shakira fechou com chave de ouro o espetáculo. Com seu rebolado e sensualidade a colombiana cantou o “Waka Waka (This Time For Africa)”, música tema desse mundial.

A plateia cantou, festejou e se emocionou. Milhares de pessoas, de vários países, de diversas culturas, credos e etnias, vibraram entusiasmadas com esse que é o maior espetáculo da terra.

E isso é a copa do mundo: a celebração da paz entre os povos, assim como Mandela pregou quando lutava contra o apartheid.


(A imagem acima foi copiada do link abril.com . A legenda foi colocada posteriormente.)