terça-feira, 22 de março de 2022

GÊNESIS - ORIGEM DO POVO DE DEUS (XCVIII)

HISTÓRIA DE JOSÉ E SEUS IRMÃOS


49 O futuro do povo de Israel (II) - 13 Zabulon reside à beira-mar: é um porto para os barcos, e sua fronteira chegará à Sidônia.

14 Issacar é um jumento robusto, deitado entre dois muros. 15 Ele viu que o estábulo era bom e que a terra era agradável: baixou o ombro sob a carga e sujeitou-se ao trabalho escravo.

16 Dã julga seu povo, e mantém as outras tribos de Israel. 17 Dã é uma serpente no caminho, uma víbora no atalho: morde o cavalo nos calcanhares, e o cavaleiro cai para trás.

18 Em tua salvação eu espero, Javé! 

19 Gad, os guerrilheiros o atacarão, e ele os atacará pelas costas.

20 Aser, seu pão é abundante e fornece delícias de reis.

21 Neftli é gazela solta que tem crias formosas.

22 José é potro selvagem, potro junto à fonte, burros selvagens junto ao muro. 23 Os arqueiros os irritam, desafiam e atacam. 24 Mas o seu arco fica intacto e seus braços se movem velozes, pelas mãos do Poderoso de Jacó, do Pastor e Pedra de Israel, 25 pelo DEUS de seu pai que o socorre, pelo Todo-poderoso que o abençoa: as bênçãos que descem do céu e as bênçãos do oceano em baixo, bênçãos das mamas e dos seios.

26 As bênçãos de seu pai são superiores às bênçãos dos montes antigos e às atrações das colinas eternas. Que elas venham sobre a cabeça de José, sobre a fronte do consagrado entre os irmãos.

27 Benjamim é um lobo voraz: de manhã devora a presa, e à tarde reparte os despojos.  

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 49, versículos 13 a 27 (Gn. 49, 13-27).

(A imagem acima foi copiada do link iStock.)