terça-feira, 23 de agosto de 2022

"Um homem livre é aquele que, tendo força e talento para fazer uma coisa, não encontra barreiras a sua vontade".


Thomas Hobbes (1588 - 1679): filósofo, matemático e teórico político inglês. Era defensor do absolutismo, regime político vigente na Europa entre os séculos XVI e XVIII, no qual o poder do Estado era concentrado, de forma absoluta, nas mãos do monarca. Para defender este ponto de vista, Hobbes argumentava que a sociedade precisava de uma autoridade à qual todos deviam render o suficiente da sua liberdade natural, para que esta mesma autoridade pudesse exercer o controle sobre todos e manter a paz interna e a defesa comum. O livro Leivatã é sua principal obra.

(A imagem acima foi copiada do link Philosophy Pages.) 

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (XXXVI)

5. Leis para o santuário


28 As vestes dos sacerdotes - 40 Para os filhos de Aarão, faça túnicas, cintos e gorros ricos e enfeitados.

41 Com isso, você vestirá seu irmão Aarão e os filhos dele. Depois você os ungirá e os investirá, consagrando-os como meus sacerdotes.

42 Para eles faça também calções de linho que vão da cintura às coxas, para cobrir a nudez.

43 Aarão e seus filhos os vestirão quando entrarem na tenda da reunião ou quando se aproximarem do altar para ministrar no santuário, a fim de não cometerem pecado e não morrerem.

Isso é lei perpétua para Aarão e seus descendentes.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 28, versículo 40 a 43 (Ex. 28, 40 - 43).

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)