segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CURIOSIDADES SOBRE A BÍBLIA

Setembro é considerado o mês da Bíblia para os católicos. Confira algumas curiosidades desse livro sagrado, guia espiritual para bilhões de cristãos em todo o mundo.


O nome "Bíblia" deriva de "Biblos", palavra grega que é o nome da casca de um papiro do século XI a.C..

É o livro mais lido, reproduzido e vendido do mundo.

Os textos originais do Antigo Testamento - com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel - foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes.

A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur.

As primeiras pessoas a usarem a palavra "Bíblia" para referenciar as Sagradas Escrituras foram os discípulos de Jesus Cristo, no século II d.C..

A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227.

A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus.

Tanto a divisão em capítulos, quanto a divisão em versículos, foram feitas objetivando facilitar a consulta aos textos sagrados, e tiveram aceitação em todas as religiões que se guiam pela Bíblia.

Foi a primeira obra reproduzida em grande escala através do invento de Johannes Gutenberg (1398 - 1468), que dispensava as cópias manuscritas.

Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) já estavam compilados desde cerca de 400 a.C.. Tais livros foram aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional.

A primeira Bíblia impressa em língua portuguesa data de 1748. A tradução iniciou-se com D. Diniz (1279-1325) e foi feita a partir da Vulgata Latina.


Autor: desconhecido.


(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)