segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DICAS DE PORTUGUÊS - CONJUNÇÃO

Concursando que se preza, deve saber esse assunto

Mais uma vez trago algumas dicas de Português para os leitores que pretendem fazer concurso público ou, simplesmente, desejam aumentar seus conhecimentos. Hoje falarei de conjunção. Concursando que se preza não pode nem pensar em ir fazer a prova sem saber o que é CONJUNÇÃO.

O que é, para que serve, como usar, quais são... Trago isso de forma resumida e bem explicada. Lembro que, como o assunto é complexo e exige prática. Aconselho para quem quiser se aprofundar no assunto que consulte uma gramática.

Não custa nada lembrar que decorar os enunciados não funciona. Vai que na hora da prova senta um (a) gostosa (o) na sua frente e tira sua concentração? Vai 'dar branco'. O candidato deve sempre 'se ligar' no contexto.
Apesar de ser desaconselhável a decoreba, o concursando deve saber identificar e diferenciar os tipos de conjunções. As conjunções ou locuções conjuntivas coordenativas são cinco: Adtivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas. Se você se atrapalhar na hora de lembrar das mesmas, aí vai um 'bizu': lembra daquele sabão em pó ACE? Então, as iniciais das conjunções acima referidas começam com a sigla ACE, lembrando que o A aparece 3 vezes.
As conjunções e locuções conjuntivas subordinativas adverbiais (que nome complicado!..) são mais difíceis de aprender. Mas um pouco de esforço, muita dedicação e algumas horas de estudo no lugar da novela podem ajudar sobremaneira.

O que é sobremaneira, André? Cara, se você não sabe, tem sérios problemas. Procura um dicionário. Concursando que se preza tem que saber o significado de um monte de palavra. E não é frescura não. Na hora da prova você pode ser cobrado.

Mais uma vez lembro que, o conteúdo é deveras (não sabe o que é deveras? Leia o texto acima de azul.) complexo e foi apresentado de maneira bastante resumida. Entretanto, esse 'bizu' do ACE você não encontra nos livros didáticos, apenas em cursinhos particulares, que custam caro. Aqui a dica vai de graça. Você não paga nada.

Melhor que isso só se eu for fazer a prova por você, mané. Mas aí eu ia querer receber todo mês seu salário no seu lugar...

Só mais uma coisa: você deve estar se perguntando "pra quê tenho que aprender conjunção?" Que tal estes motivos...