sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O NASCIMENTO DE JESUS

O primeiro NATAL da história


1 Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. 2 Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3 Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal.

4 José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até à cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5 para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

6 Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, 7 e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da hospedaria.

Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] Lucas: capítulo 2, versículos 1 a 7 (Lc 2. 1 - 7)


E foi assim, caros leitores, o primeiro Natal da história. Simples, humilde, sem luxo ou sofisticação. Não teve pernil, árvore de Natal, papai Noel, presentes, bebidas caras, peru, frutas secas... O Filho de Deus sequer teve o privilégio de nascer num lugar decente. Não havia vagas nas hospedarias e o Menino Deus nasceu numa manjedoura, cocho onde se colocava a comida dos animais. Assim como as pessoas daquela época, que não receberam Jesus em casa, nós também o ignoramos. Mas em vez de fecharmos as portas das nossas casas, temos fechado as portas dos nossos corações para a entrada do Filho do Altíssimo. Sim, preferimos nos iludir com fábulas infantis e personagens folclóricos. Vendemos a salvação oferecida gratuitamente por Jesus em troca de presentes finos e chiques. Onde está o sentido do Natal? Será que se resume em ter a melhor decoração, exibir as roupas mais finas, dar e receber presentes caros? Onde foi parar o amor ao próximo, a humildade, a caridade, a fé em Deus? O Natal é o nascimento do Menino Jesus, disso todo mundo sabe. Mas como vivenciar esse acontecimento, ainda precisamos aprender. Nesta data tão importante para a humanidade, quero desejar aos que leem essas palavra não um feliz Natal, mas o discernimento para compreender - e praticar - verdadeiramente o sentido do Natal. Amém.


(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)

O COMEÇO DE UMA NOVA HISTÓRIA

A origem e o nascimento do Menino Jesus


18 A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

19 José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. 20 Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse:

"José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados."

22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 "Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco."

24 Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa. 25 e, sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho. E José deu a ele o nome de Jesus.


Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] Mateus: capítulo 1, versículos 18 a 25 (Mt 1. 18 - 25)


(A imagem acima foi copiada do link Educar Encantando.)