terça-feira, 29 de setembro de 2015

OS DOZE APÓSTOLOS NO EVANGELHO DE JOÃO

Diferentemente dos outros evangelistas, João não traz em seu livro uma lista consolidada com os Doze Apóstolos e muitos, sequer são citados no texto. João faz menção ao chamado de Jesus aos apóstolos no capítulo 1, versículos 35 a 46.

João 1, 35 - 46:

"35 No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos. 36 Vendo Jesus que ia passando, apontou: 'Eis aí o Cordeiro de Deus'. 37 Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus. 38 Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: 'O que é que vocês estão procurando?' Eles disseram: 'Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?' 39 Jesus respondeu: 'Venham, e vocês verão'. Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde.

40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. 41 Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão Simão, e lhe disse: ' Nós encontramos o Messias (que quer dizer Cristo)'. 42 Então André apresentou Simão a Jesus. Jesus olhou bem para Simão e disse: 'Você é Simão, o filho de João. Você vai se chamar Cefas (que quer dizer Pedra).

43 No dia seguinte, Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: 'Siga-me'. 44 Filipe era de Betsaida, cidade de André e Pedro. 45 Filipe se encontrou com Natanael e disse: 'Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas: é Jesus de Nazaré, o filho de José'. 46 Natanael disse: 'De Nazaré pode sair coisa boa?' Filipe respondeu: 'Venha, e você verá'".


(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)