domingo, 12 de junho de 2022

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (XXXVIII)

4. A Luta pela libertação


13 Javé, o DEUS da vida - 11 "Quando Javé tiver introduzido você na terra dos cananeus e a tiver dado, como jurou a você e a seus antepassados, 12 você reservará para Javé todos os primogênitos do útero materno; e a Javé pertencerá todo primogênito de sexo masculino, também dos animais que você possuir.

13 O primogênito da jumenta, porém, você o resgatará, trocando por um cordeiro. Se você não o resgatar, deverá quebrar-lhe a nuca. Os primogênitos humanos, porém, você os resgatará sempre.

14 Amanhã, quando seu filho lhe perguntar: 'Que significa isso?' você lhe responderá: 'Com mão forte Javé nos tirou do Egito, da casa da servidão. 15 O Faraó se obstinou e não queria deixar-nos partir; por isso, Javé matou todos os primogênitos do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais.

É por isso que eu sacrifico a Javé todo primogênito macho dos animais e resgato todo primogênito dos meus filhos'.

16 Isso servirá como sinal no braço e faixa na fronte, porque Javé nos tirou do tirou do Egito com mão forte".   

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 13, versículo 11 a 16 (Ex. 13, 11 - 16).

Explicando Êxodo 13, 11 - 16.

Cf. nota em 13, 1-2

Em Israel, não era permitido sacrificar seres humanos, porque Javé é o DEUS da vida, e não da morte. Por isso, era costume consagrar o primogênito e depois resgatá-lo, sacrificando em lugar dele um animal.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 84

(A imagem acima foi copiada do link Images Googel.)