sexta-feira, 29 de agosto de 2014

"AINDA NÃO PASSOU EM CONCURSO PÚBLICO?!"

Dez dicas para os candidatos ainda não aprovados e que sofrem pressão da família e dos amigos

Muitos candidatos enfrentam o drama de estudar anos a fio mas não ver a tão sonhada nomeação chegar. É sabido que passar em concurso público é um projeto que requer persistência, muito estudo, dedicação, paciência, força de vontade... Mas quando o candidato tem todos os requisitos acima e não passa em nenhum processo seletivo? O que fazer quando a família fica te cobrando, os amigos te pressionando, as dívidas se acumulando, e a aprovação não chega?  

Veja a seguir dez dicas que podem te ajudar:

1) Falta de foco na hora de estudar
Sem uma rotina, o rendimento fica prejudicado. É preciso ter foco para cumprir o plano de estudos. Desligue a televisão e o computador. Coloque o celular no modo silencioso. Fuja das redes sociais. Se acontecer algum imprevisto atrase o início do estudo ou termine mais cedo. Não deixe de estudar.

2) Questionamentos eternos
A internet é uma excelente fonte de informações, se bem utilizada. Mas há candidatos que se perdem, buscando o material perfeito, a técnica perfeita de estudo, o link “fantástico” com dicas infalíveis. É preferível qualquer estudo, mesmo que não seja com o material perfeito ou com o método perfeito (que, aliás, não existem), do que estudo nenhum.

3) Falta de objetividade
Tem gente que quer aprofundar demais os conteúdos, desde o início, porque nunca acredita que aprendeu o suficiente. Assim, perde-se em uma infinidade de materiais ou em resumos intermináveis. O estudo não avança e a pessoa nunca chega a saber o mais importante de todas as disciplinas. Não basta decorar as informações. Já foi o tempo em que as provas exigiam somente boa memória. Não é preciso saber tudo para ser aprovado. Concurso público não é tese de mestrado ou doutorado.

4) Ficar preso em “nós” no conteúdo
Pode acontecer de um assunto isolado ser tão difícil de compreender que é melhor simplesmente deixar para lá. Não adianta gastar um tempo enorme tentando entender um ponto muito difícil, desde que não seja base para a compreensão do que vem a seguir.

5) Problemas no ritmo de estudos
A preparação para concurso é com treinar para uma maratona. É preciso iniciar devagar e manter um ritmo equilibrado e contínuo. Mas cuidado! O ritmo muito lento é aceitável no início, enquanto o candidato se adapta à nova rotina. Depois de algum tempo se adeque a um ritmo mais forte.

6) Abrir mão de tudo o que não seja estudo
Quando sair o tão sonhado edital, force ainda mais o ritmo de estudo. Deixe de lado qualquer coisa que possa tirar seu foco no processo seletivo. É por pouco tempo - mas a recompensa, duradoura. Só nunca se esqueça de três coisas: DEUS, família, amigos.

7) Trocar constantemente de área
Querer fazer todo concurso que aparece, só por causa do salário ou porque todo mundo está fazendo, não leva a nada. Quem age assim, mudando constantemente de foco, estará fadado ao fracasso. Acaba investindo muito tempo - e dinheiro - e não chega a lugar nenhum. 

8) Ser inteligente não é estar preparado
Tem gente que sabe muito, mas não consegue ter um bom aproveitamento na hora da prova. Pode ser por fatores emocionais, falta de estratégia de distribuição de tempo ou de atenção aos enunciados. Na hora da prova comece resolvendo as questões mais fáceis e sempre reserve pelo menos meia hora para marcar o gabarito. Há casos de candidatos que resolveram toda as questões, mas não passaram as respostas a tempo para o caderno de respostas... Há ainda quem vai para a prova querendo “brigar” com a banca examinadora. Normalmente são candidatos que têm bom conhecimento, mas gastam suas forças querendo provar que a banca está errada, que as questões foram mal formuladas.

9) Teoria e prática
Estude - muito - e domine a teoria, mas teste seus conhecimentos através de exercícios. O recomendável é que se resolva questões de provas passadas da banca que irá realizar o concurso. Se estiver com dificuldades de compreensão, mude o material de estudos. Se não resolver, troque de professor. Se não der certo, mude mais uma vez de material ou de professor. Só não pare de estudar.

10) A um passo da vitória
Se você leu os itens anteriores e chegou à conclusão de que está fazendo tudo certo, parabéns. Você está muito perto da vitória. E quando for empossado, me convida para a comemoração.


Fonte: Qual Concurso, com adaptações.
Foto: arquivo pessoal