sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O QUE É A CAMPANHA DA FRATERNIDADE?

Conheça a origem da campanha da Igreja Católica que conscientiza os fiéis para a realidade social brasileira

Campanha da Fraternidade: uma semente lançada por Dom Eugênio que continua dando frutos e modificando a sociedade brasileira

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana aqui no Brasil, sempre no período da Quaresma, sob a coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A CF tem como objetivo principal despertar e conscientizar os fiéis para problemas que envolvem o quotidiano da sociedade brasileira, sendo que cada ano é escolhido um tema e um lema diferentes.
O movimento que deu origem à Campanha da Fraternidade como a conhecemos hoje se deu na Quaresma de 1962, idealizado por três padres da Cáritas Brasileira – um desses padres era Dom Eugênio Sales de Araújo. A campanha visava arrecadar fundos para atividades assistenciais e foi realizada pela primeira vez em Natal, no Rio Grande do Norte. 
A ideia ganhou força e foi lançada em âmbito nacional na Quaresma de 1964, transformando-se na Campanha da Fraternidade que conhecemos hoje: o movimento de uma Igreja que é feita por homens, busca a DEUS, mas não se esquece da realidade que a cerca.

 
* Saiba todos os temas e lemas desde a primeira Campanha da Fraternidade, clique aqui.



(A imagem acima foi copiada do link Oficia de Ideias 54.)