domingo, 25 de julho de 2010

DIA DE SÃO CRISTÓVÃO


Hoje é dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e dos viajantes

São Cristóvão é venerado pela Igreja Católica Romana e pela Igreja Católica Ortodoxa. Os ortodoxos celebram o dia deste santo em 09 de maio. Já os católicos, dia 25 de julho.

Cristóvão, que viveu no século III d. C., provavelmente na Síria, foi um dos milhares de cristãos perseguidos pelo imperador romano Décio ou Diocleciano. Capturado, foi preso e martirizado pelo governador da Antioquia.

Considerado o protetor dos motoristas e também dos viajantes, seu nome, "Cristóvão" significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo".

Segundo uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas, mas que um dia trocou essa mania pelo serviço aos semelhantes.

Certa noite ele ajudou um menino a atravessar um rio, colocando o garoto nas costas. À medida que Cristóvão avançava pela massa de água, o menino pesava cada vez mais em seus ombros, como se fosse todo o peso do mundo. Foi então que a criança falou:

- Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves.

A história passou de boca em boca, se difundiu pelo mundo e, já no século V, iniciava-se o culto ao santo.

ORAÇÕES A SÃO CRISTÓVÃO

ORAÇÃO 1:Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa do rio com tanta firmeza e segurança, porque carregavas nos ombros o Menino Jesus, fazei com que Deus esteja sempre presente em meu coração, para que eu tenha essa firmeza, segurança e responsabilidade no volante do meu carro, e terei também forças para corajosamente enfrentar todas as correntezas, venham elas dos homens ou do Espírito infernal.
São Cristovão, rogai por nós.

ORAÇÃO 2: Senhor, que dissestes: "Quem vos recebe, a mim recebe"; e mais: "Quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim", fazei com que o bem-aventurado mártir São Cristóvão aumente em nós o amor de vosso nome e tenhamos a felicidade de ver-nos em nossos irmãos no caminho da vida. Amém.

ORAÇÃO 3: Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém.


(A imagem acima foi copiada do link Portal Angels.)