quinta-feira, 26 de agosto de 2010

LÍNGUA AFIADA, DINHEIRO NO BOLSO

Sabe aquele velho conselho de carreira que diz que hoje quem não domina um segundo idioma terá cada vez mais dificuldade para arranjar trabalho? Pesquisa divulgada recentemente pela Catho Online dá a exata dimensão do abismo que vai se formando entre os salários de quem sabe falar inglês ou espanhol e de quem apenas se vira com o português.

O levantamento indica, por exemplo, que a variação salarial pode chegar a 22% para cargos de coordenador, supervisor ou chefe. Exemplo: se a média salarial de quem não domina esses idiomas é de R$ 4.343,98, um profissional que ocupa o mesmo cargo e tem conhecimento de uma segunda língua pode ganhar até R$ 5.290,03.

“Estas informações constatam a realidade do mercado. A globalização torna necessário, cada vez mais, o domínio de outras línguas. Saber falar inglês e espanhol é vantagem competitiva e se traduz, também, em maior ganho financeiro”, afirma Marco Soraggi, diretor responsável pela 31ª edição da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho Online.

O estudo ouviu mais de 175 mil pessoas de mais de 21 mil empresas em 3.550 cidades de todo o Brasil. O material é atualizado a cada quatro meses e traz dados de mais de 1.800 cargos, de 215 áreas de atuação profissional e de 48 ramos de atividade econômica, além de sete faixas de faturamento para classificação de porte de empresa.


(Fonte: Olá, turista!)