sábado, 30 de julho de 2022

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (XX)

5. Leis para o santuário


24 As tábuas da Aliança - 12 Javé disse a Moisés: "Suba até junto de mim na montanha, pois eu estarei aí para lhe dar as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi, para você os instruir".

13 Moisés se levantou com seu ajudante Josué. E subiram à montanha de DEUS. 14 Ele disse aos anciãos: "Esperem aqui até que voltemos. Aarão e Hur estão com vocês: quem tiver alguma questão, dirija-se a eles". 

15 Quando Moisés subiu à montanha, a nuvem cobriu a montanha. 

16 A glória de Javé pousou sobre o monte Sinai e a nuvem o cobriu durante seis dias. No sétimo dia, Javé chamou Moisés do meio da nuvem. 17 A glória de Javé aparecia aos olhos de Israel como fogo consumidor no topo da montanha. 

18 Moisés entrou pelo meio da nuvem e subiu à montanha. E Moisés ficou na montanha quarenta dias e quarenta noites.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 24, versículo 12 a 18 (Ex. 24, 12 - 18).   

Explicando Êxodo 24, 12 - 31, 18.

Esta parte do livro foi elaborada por sacerdotes após o exílio na Babilônia. Na época, o culto se tornou muito importante para os judeus conservarem suas tradições e para sobreviverem dentro do império persa.

As leis referentes ao santuário e aos sacerdotes foram colocadas aqui, junto com as leis do Sinai, como provindas da época do êxodo, dando assim maior força para elas. O conjunto soa como convite ao respeito e à adoração do único DEUS libertador.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 97.

(A imagem acima foi copiada do link SanthaTela.)