domingo, 24 de novembro de 2019

"A melhor maneira de se ter uma boa ideia é ter várias boas ideias".

Resultado de imagem para linus pauling

Linus Carl Pauling (1901 - 1994): biólogo molecular, bioquímico, cristalógrafo e químico quântico norte-americano. Aclamado como um dos principais químicos do século XX, ganhou o Prêmio Nobel de Química de 1954 e, em 1962, por sua campanha contra os testes nucleares, ganhou o Nobel da Paz. 


(A imagem acima foi copiada do link Esquadrão do Conhecimento.)

ENREDO

Apontamentos de texto a ser apresentado na disciplina (optativa) TEORIA DA NARRATIVA, da UFRN, 2019.2.

Resultado de imagem para roda de leitura

O dicionário define enredo de várias formas: confusão, intriga, trama. No contexto narrativo, o enredo é o encadeamento dos fatos narrados em um texto, sendo um dos elementos da estrutura de um conto, de uma novela ou de um romance. É a trama, a sequência dos fatos, as situações vivenciadas pelos personagens durante o desenrolar de uma história. A partir do enredo temos o tema, o conflito, o clímax e o desfecho. 

No contexto narrativo, o enredo é o encadeamento dos fatos narrados em um texto, sendo um dos elementos da estrutura de um conto, de uma novela ou de um romance. É a trama, a sequência dos fatos, as situações vivenciadas pelos personagens durante o desenrolar de uma história. 

A partir do enredo temos o tema, o conflito, o clímax e o desfecho, os quais, de maneira sucinta, podem assim ser explicados:

Tema: é o motivo central de uma narrativa;

Conflito: são as situações de antagonismos ou choques entre os personagens. São elaboradas para dar mais dramaticidade ao texto;

Clímax: momento de maior tensão da narrativa, ou seja, quando o conflito alcança seu auge de dramaticidade; 

Desfecho: quando os conflitos são solucionados.



(A imagem acima foi copiada do link Só Escola.)

"A vida não é fácil para nenhum de nós. Temos que ter persistência e, acima de tudo, confiança em nós mesmos".

Resultado de imagem para marie curie

Marie Curie (1867 - 1934): cientista polonesa, naturalizada francesa, que desenvolveu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade (termo inventado por Marie). Para os estúpidos que acham que lugar de mulher é na cozinha (alô presidente...), aí vão algumas façanhas de Marie Curie: 

I - primeira mulher a fazer doutorado na França; 

II - descobriu dois elementos químicos: o Rádio (Ra) e o Polônio (Po); 

III - ganhou dois prêmios Nobel: em 1903 ganhou o Nobel de Física e em 1911, o Nobel de Química, com isso, se tornou a primeira pessoa, e única até hoje, a ganhar o Nobel duas vezes - nem o próprio Albert Einstein conseguiu tal façanha!!! 

Marie era excepcional, tanto como pessoa, como cientista. Verdadeiro exemplo de garra, determinação, persistência e coragem.



(A imagem acima foi copiada do link Brasil Acadêmico.)