domingo, 13 de junho de 2010

PRIMEIRO PENALTY DA COPA 2010

Convertendo penalty, Gana conquista primeira vitória numa copa

Abrindo o grupo D, Sérvia e Gana se enfrentaram hoje às 11h (horário de Brasília), no estádio Loftus Versfeld, em Pretória. Os africanos levaram a melhor em cima dos sérvios e venceram por 1 X 0.

O gol foi marcado aos 38 minutos do segundo tempo. KUZMANOVIC`, camisa 22 da Sérvia bateu a mão na bola dentro da pequena área: penalidade máxima. O camisa 03 de Gana, A. GYAN, não desperdiçou - goleiro para um canto, bola para o outro - e entrou para a história de seu país ao proporcionar a primeira vitória da Seleção Ganesa em Copas do Mundo.

Com o resultado, Gana soma três pontos e tem enormes chances de passar para a próxima fase. Já a Sérvia, coitada, tem que vencer o próximo jogo e torcer por uma combinação de resultados. As outras seleções que compõem o grupo D são Alemanha e Austrália.

A PRIMEIRA GOLEADA DA COPA

Alemanha confirma favoritismo e “dá uma surra” na Austrália

O segundo jogo do grupo D aconteceu no estádio Moses Mabhida, em Durban. Às 15h e 30min (hora de Brasília) a Alemanha pegou a Austrália e meteu a primeira goleada dessa copa: 4 X 0.

Vamos aos gols:

O primeiro aconteceu aos oito minutos do primeiro tempo. Lucas PODOLSKI, camisa 10.

O segundo foi marcado pelo craque do time: Miroslav KLOSE, número 11, aos 26 minutos.

No segundo tempo, MÜLLER, camisa 13, aos vinte e dois minutos marca o terceiro gol da equipe alemã. Acabou? Não!

Klose, que fizera o segundo gol, é substituído por um tal de CACAU (número 19). Para tirar o craque alemão de campo tem que ser alguém muito bom. E não é que CACAU honrou a posição. Aos vinte e cinco minutos, menos de cinco em campo, o reserva balançou as redes da Austrália e fechou a primeira goleada da primeira copa da África.

Mas quem é esse CACAU?

Seu nome de batismo é Claudemir Barreto. Soa familiar. É porque ele é brasileiro, de Santo André - SP, e conseguiu a nacionalidade alemã.

O interessante é que, com o gol de CACAU, o Brasil nem entrou em campo ainda e já tem brasileiro fazendo gol nessa copa. Isso é um bom sinal. Duvida?

O SEGUNDO FRANGO DA COPA

Goleiro argelino “bobeia” e eslovenos se dão bem

Pelo grupo C desse mundial, se enfrentaram hoje Argélia e Eslovênia. O confronto foi no estádio Peter Mokaba, em Polokwane, às 8h e 30min (hora de Brasília). O jogo foi marcado pelo “frango” do goleiro da Argélia, que perdeu da Eslovênia por 1 X 0.

A partida transcorreu sem grandes lances ou belas jogadas, enfim, sem emoção. Os dois times se restringiram a tocar a bola e arriscar “chutão” de longe. O lance mais perigoso de todo o primeiro tempo aconteceu já nos acréscimos: um jogador esloveno arriscou de fora da área, mas o goleiro argelino espalmou a bola para fora.

O segundo tempo se encaminhava para o mesmo desfecho do primeiro: jogo apático e sem grandes jogadas. Mas então…

KOREN, número 8 da Eslovênia, aos trinta e três minutos resolveu tentar a sorte. Chutou de longe e, não é que o goleiro da Argélia aceitou. O gol foi parecidíssimo com o “frango” que o goleiro inglês sofreu no sábado. Seria isso uma triste coincidência, ou a bola - como muitos reclamaram - realmente dificulta a vida dos homens do gol?

Argélia e Eslovênia nunca se enfrentaram antes em partidas oficiais da FIFA.

A Seleção Argelina já participou de duas Copas do Mundo: em 1982 e em 1986. Em 1990 sediou a Copa das Nações Africanas e venceu o torneio.

Já a Eslovênia tem uma história bem peculiar: antes, esse país era representado pela Seleção Iugoslava. Em 1991 os eslovenos se emanciparam da República Socialista Federativa da Iugoslávia, criaram uma nova nação - Eslovênia - e, em 1992, fundaram a Seleção Eslovena de Futebol. O novo país, apesar de ter uma seleção bastante jovem, já fez bonito no mundo do futebol: em 2000 participou do Campeonato Europeu de Futebol; em 2002 se classificou para copa (Coreia-Japão); e agora, 2010, disputa seu segundo mundial da FIFA.

As duas seleções voltam a jogar próxima sexta (18/06). A Eslovênia pega os Estados Unidos, em Joanesburgo; a Argélia enfrentará a Inglaterra, na Cidade do Cabo.