sábado, 1 de setembro de 2012

"CARA, VOCÊ SÓ PENSA EM DINHEIRO!"

Muitas pessoas já me disseram isso. Hoje uma delas veio me pedir desculpas...

Devido à grande atenção que dou ao controle do meu orçamento, muitos conhecidos meus, colegas de trabalho e até familiares já me disseram que eu só penso em dinheiro. Foram muitas as ocasiões em que escutei esse comentário, entretanto não vou dar-me ao trabalho de comentá-las.
Mas hoje aconteceu algo diferente, que me surpreendeu. Um dos colegas que já fizeram o infeliz comentário me telefonou para pedir desculpas. Ele está tentando comprar uma casa e, por mais que pesquisasse e pechinchasse – como eu ensinei – não obteve êxito. Motivo: falta de grana. Hoje, esse meu colega ‘sentiu na pele’ a realidade dos gastadores, que levam uma vida pródiga, sem preocupação com o dia de amanhã.

Eu agradeci às palavras do meu conhecido e evitei tecer comentários. Hoje meu colega aprendeu uma dura lição, e que com certeza ainda vai afetar muitos dos que estão lendo este texto – se é que já não afetou.

Manter um controle sobre seus ganhos, ter o hábito de confeccionar orçamentos e segui-los, evitar gastos desnecessários, não comprar coisas supérfluas. Isso são coisas que eu sempre fiz e procuro repassar para pessoas com as quais me preocupo. Só tento ajudar. Mesmo assim, às vezes sou tachado de ‘pão-duro’, ‘mão-de-vaca’, ‘amarrado’, ou ainda, que ‘não estou aproveitando a vida’...

E o que eu deveria responder a essas pessoas? Não respondo nada. Meu sucesso é a melhor resposta.   
 
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)