domingo, 31 de outubro de 2021

GÊNESIS - ORIGEM DO POVO DE DEUS (LXIV)

HISTÓRIA DE JOSÉ E SEUS IRMÃOS


37 Inveja produz ódio fratricida (I) - 12 Os irmão de José foram apascentar o rebanho de seu pai em Siquém. 

13 Israel disse a José: "Seus irmãos devem estar com os rebanhos em Siquém. Venha cá! Vou mandar você até onde eles estão". José respondeu: "Aqui estou!". 

14 O pai lhe disse: "Então vá ver como estão seus irmãos e o rebanho, e traga-me notícias". O pai o mandou ao do vale do Hebron, e José chegou a Siquém.  

15 Um homem encontrou José que andava errante pelos campos. E lhe perguntou: "O que é que você está procurando?"

16 José respondeu: "Procuro meus irmãos. Por favor, diga-me: onde eles estão apascentando os rebanhos?"

17 O homem disse: "Eles partiram daqui, e eu os ouvi dizer que iam para Dotain". Então José foi à procura de seus irmãos e os encontrou em Dotain. 

18 Os irmãos o viram de longe e, antes que se aproximasse, começaram a planejar a morte dele. 19 Disseram entre si: "Aí vem o sonhador! 20 Vamos matá-lo e jogá-lo num poço. Diremos que um animal feroz o devorou. Veremos, então, para que servem seus sonhos". 

21 Rúben ouviu isso e procurou salvar José das mãos deles. Rúben disse: "Não vamos matá-lo". 22 E continuou: "Não derramem sangue. Joguem o rapaz nesse poço do deserto, mas não levantem a mão contra ele".

Rúben pretendia salvar José das mãos deles e devolvê-lo ao pai.


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 37, versículo 12 a 22 (Gn 37, 12 - 22).

Explicando Gênesis 37, 12 - 36:

Como no caso de Caim, inveja e ódio fazem que os irmãos projetem a morte de José. Sendo primogênito, Rúben se sente responsável e procura salvar José.

Os fatos, porém, se precipitam e todos pensam que José morreu. Agora é a vez de Jacó pagar as tramas que havia feito contra seu irmão Esaú e seu pai Isaac. 

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), p. 52.

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)