sábado, 16 de maio de 2015

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - 70 ANOS (V)

VASSILI ZAITSEV

Quem foi, o que fez, de onde veio


Vassili Zaitsev: matava quatro ou cinco nazistas por dia.

Vassili Grigoryevich Zaitsev (1915 - 1991) foi um militar soviético que atuou durante a Segunda Guerra Mundial e ficou conhecido por ser um exímio sniper (atirador de elite). Criado pelo avô, que era um caçador nos Montes Urais, aprendeu com ele a atirar desde criança.

Vassili utilizou durante a guerra um fuzil Mosin-Nagant modelo M91/30, calibre 7,62 x 54mm. Começou a ganhar notoriedade quando participou da batalha de Stalingrado, cidade soviética que estava sendo atacada pelos alemães nazistas. Conta-se que nesta batalha Vassili teria matado cerca de 240 militares alemães, grande parte deles oficiais.

Diferentemente de outros snipers, ele usava métodos próprios de abater os inimigos, por exemplo, tinha preferência em matar os comandantes. Assim os subordinados ficavam perdidos no campo de batalha, sem saber o que fazer. A morte dos oficiais causava também um forte impacto psicológico no restante da tropa.

Outra coisa típica de Vassili é que ele esperava uma bomba explodir para poder atirar. O barulho das bombas abafava o estampido dos tiros e, mesmo sendo atingidos, os alemães não sabiam direito o que estava acontecendo. Ele também costumava acertar só na cabeça dos inimigos, era uma de suas marcas registradas.

Seus feitos se espalharam por toda União Soviética e ele foi aclamado como herói nacional. Mas sua fama também chegou no território alemão e o próprio Hitler teria designado outros snipers para matá-lo. Sem sucesso, Vassili derrubou todos eles - 11 no total. Conta-se que ao final do conflito ele teria matado mais de 460 soldados inimigos.

Seu fuzil existe até hoje e encontra-se num museu na cidade russa de Stalingrado.

Vassili morreu aos 76 anos de idade e disse certa vez, em suas memórias, que durante a guerra costumava matar quatro ou cinco soldados nazistas por dia. O cara era bom no que fazia.


(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)