2. DEUS responde ao clamor
3 O nome de DEUS - 11 Então Moisés disse a DEUS: "Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?"
12 DEUS respondeu: "Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a DEUS nesta montanha".
13 Moisés replicou a DEUS: "Quando eu me dirigir aos filhos de Israel, eu direi: 'O DEUS dos antepassados de vocês me enviou até vocês'; e se eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' O que é que eu vou responder?"
14 DEUS disse a Moisés: "Eu sou aquele que sou". E continuou: "Você falará assim aos filhos de Israel: 'Eu Sou me enviou até vocês'"
15 DEUS disse ainda a Moisés: "Você falará assim aos filhos de Israel: 'Javé, o DEUS dos antepassados de vocês, o DEUS de Abraão, o DEUS de Isaac, o DEUS de Jacó, foi quem me enviou até vocês'. Esse é o meu nome para sempre, e assim eu serei lembrado de geração em geração".
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 03, versículos 11 a 15 (Ex. 03, 11-15).
Explicando Êxodo 3, 11 - 15.
Moisés se sente incapaz e sem autoridade para ser mediador da libertação para um povo, com quem jamais conviveu.
DEUS lhe assegura que estará com ele e que a libertação vai se realizar: o povo chegará até o Sinai (= Horeb, v. 1).
Em seguida, DEUS se apresenta como aquele que está presente (v. 14): ele é o mesmo DEUS dos antepassados: aquele DEUS que prometeu formar um povo, agora vai cumprir a promessa.
Ele quer ser invocado sempre com este nome. DEUS manifesta a sua identidade dentro de um processo de libertação.
Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 72.
(A imagem acima foi copiada do link Aleteia.)