sexta-feira, 17 de março de 2023

III. O PURO E O IMPURO (XX)


16 O dia do grande perdão (I) - 1 Javé falou a Moisés depois da morte dos dois filhos de Aarão, que morreram por se aproximarem de Javé. 

2 Javé disse a Moisés: "Diga a seu irmão Aarão que nunca entre no santuário além do véu, diante da placa de ouro que está sobre a arca. Ele poderá morrer, porque eu apareço numa nuvem sobre a placa da arca.

3 Aarão entrará no santuário com um bezerro para o sacrifício pelo pecado e um cordeiro para o holocausto. 4 Vestirá uma túnica de linho sagrada, se cobrirá com calções de linho, amarrará a cintura com um cinto de linho e usará um turbante de linho. São vestes sagradas, e ele as vestirá depois de tomar banho.

5 Receberá da comunidade dos filhos de Israel dois bodes para o sacrifício pelo pecado e um cordeiro para o holocausto. 6 Depois de oferecer o bezerro como sacrifício pelo seu próprio pecado, e de ter feito a expiação por si mesmo e pela sua família, 7 Aarão pegará os dois bodes e os apresentará diante de Javé, na entrada da tenda da reunião. 8 Tirará a sorte sobre os dois bodes: um será de Javé e o outro de Azazel. 

9 Pegará o que foi sorteado para Javé e o oferecerá como sacrifício pelo pecado. 10 Quanto ao bode que foi sorteado para Azazel, será colocado vivo diante de Javé, para fazer a expiação, e depois será mandado para Azazel no deserto.

11 Aarão oferecerá o bezerro do sacrifício pelo seu próprio pecado. Em seguida fará o rito de expiação por sim mesmo e por sua família, e imolará o bezerro. 12 Então encherá um incensório com brasas tiradas do altar diante de Javé e pegará dois punhados de incenso aromático em pó. Levará tudo para trás do véu, 13 e colocará o incenso sobre o fogo, diante de Javé; uma nuvem de incenso cobrirá a placa que está sobre o documento da aliança; assim ele não morrerá".   

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Levítico, capítulo 16, versículo 01 a 13 (Lv. 16, 01 - 13).

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)