quinta-feira, 26 de agosto de 2021

GÊNESIS - ORIGEM DO POVO DE DEUS (LI)

HISTÓRIA DE ISAAC E JACÓ


32 Peso de uma culpa antiga (I) - 4 Jacó enviou na frente mensageiros a seu irmão Esaú, no país de Seir, no campo de Edom.

5 Deu esta ordem a eles: "Vocês falarão deste modo ao meu senhor Esaú: Assim fala seu servo Jacó: Vivi com Labão e estive com ele até agora. 6 Adquiri bois e jumentos, ovelhas, servos e servas. Envio esta mensagem ao meu senhor para alcançar seu favor".

7 Os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: "Fomos até seu irmão Esaú e ele próprio vem vindo ao encontro de você com quatrocentos homens".

8 Jacó ficou cheio de medo e angústia. Então, dividiu em dois grupos os homens que estavam com ele, e também as ovelhas e bois, 9 calculando: "Se Esaú atacar um dos acampamentos, o outro poderá se salvar".

10 Jacó rezou: "Javé, DEUS de meu pai Abraão e DEUS de meu pai Isaac, tu me ordenaste: 'Volte à sua terra e à sua pátria, e eu serei bom com você'. 11 Eu não mereço os favores nem a bondade com que trataste teu servo. Quando atravessei o Jordão, eu tinha apenas um bastão, agora possuo duas caravanas.

12 Livra-me da mão do meu irmão Esaú, pois tenho medo que ele venha e mate as mães com os  filhos. 13 Tu me disseste: 'Eu lhe darei bens e tornarei sua descendência tão numerosa como a areia do mar, que não se pode contar'".   


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 32, versículo 04 a 13 (Gn 32, 04 - 13).

(A imagem acima foi copiada do link Apascentar os Pequeninos.)