quinta-feira, 18 de junho de 2015

BATALHA DE WATERLOO

O que foi, quando foi, principais consequencias


A Batalha de Waterloo foi um conflito militar ocorrido em 18 de junho de 1815, portanto, há exatos 200 anos. Envolveu o Primeiro Império Francês contra a Sétima Coligação, constituída por Áustria, Inglaterra, Prússia, Rússia e Reino da Holanda.

Na batalha, as forças francesas contavam com cerca de 72.000 homens, comandados por Napoleão Bonaparte - imperador francês - e pelo Marechal Michel Ney. Já as forças da Sétima Coligação incluíam cerca de 118.000 homens, comandados por Gebhard Leberecht von Blücher (Prússia) e pelo Duque de Wellington (Reino Unido).

O embate se deu perto da cidade de Waterloo, na atual Bélgica, mas que na época pertencia ao Reino da Holanda, e culminou na derrota francesa.

Alguns estudiosos acreditam que Napoleão poderia ter vencido o combate se não tivesse exitado tanto para atacar. Ele teria ido pessoalmente na noite anterior visitar o campo de batalha e percebendo o grande acúmulo de lama devido às fortes chuvas, esperou até o meio dia do dia 18 na esperança que o solo secasse. Isso deu tempo para que as forças prussianas chegassem a tempo de ajudar as forças britânicas, que já estavam bastante debilitadas.

Com o reforço prussiano as forças britânicas viraram o jogo contra os franceses. Napoleão Bonaparte, por muito pouco, não foi capturado. Graças ao sacrifício de seus bravos soldados, que fizeram de tudo para protegê-lo, ele conseguiu escapar e chegou a salvo em Paris.

Com a derrota em Waterloo Napoleão Bonaparte abdicou do poder e foi exilado na Ilha de Santa Helena. Seu chamado Governo de Cem Dias terminava. Começava o "conserto da Europa". A monarquia dos Bourbon era restaurada no trona da França. Chegavam ao fim as Guerras Napoleônicas e um período de relativa paz iniciava-se. O mapa do poder político europeu era redesenhado. Chegava ao fim a Era Napoleônica.


(A imagem acima foi copiada do link Observador.)