quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

TABELA PERIÓDICA

Entenda o que é e como funciona

No mês de Dezembro de 2017 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o ano de 2019 seria o Ano Internacional da Tabela Periódica. Isso se deu como reconhecimento da importância da Química (como todos os outros ramos do conhecimento humano), como promovedora do desenvolvimento humano sustentável. Não querendo desmerecer as demais ciências, mas a Química tem sido de fundamental importância para os desafios globais do novo milênio, fornecendo soluções inovadoras e, porque não dizer, revolucionárias, nos campos da agricultura, educação, energia, saúde, dentre outras.   

Nós que fazemos o blog Oficina de Ideias 54, em nosso compromisso de promover a democratização e universalização do conhecimento, bem como na missão de levarmos aos nossos queridos leitores textos atuais, com conteúdo relevante, sempre respeitando a liberdade de pensamento, de credo, de posicionamento ideológico e a diversidade cultural e de gênero, iniciamos hoje um conjunto de postagens contando um pouco da Tabela Periódica. Boa leitura.


A Tabela Periódica dos Elementos, ou simplesmente Tabela Periódica é uma disposição que ordena, classifica e cataloga de maneira sistemática os elementos químicos, ordenando-os por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Actualmente possui 118 elementos químicos, conforme suas propriedades e em ordem crescente de número atômico (Z).

Da maneira como foi disposta ela mostra tendências periódicas, tais como elementos com comportamentos similares na mesma coluna. Também mostra quatro blocos retangulares com propriedades químicas similares. Assim, dentro de uma linha (período) os elementos são metálicos na esquerda e não-metálicos na direita.

Na Tabela Periódica actual as linhas são denominadas períodos; as colunas, por sua vez, são  grupos. Seis grupos têm nomes específicos além de uma numeração: por exemplo no grupo 17 estão os halogênios; e no grupo 18 são os gases nobres

Fato interessante:Tabela Periódica pode ser usada para deduzir as relações entre as propriedades dos elementos, e predizer as propriedades dos novos elementos ainda não descobertos ou sintetizados. Ela fornece uma estrutura útil para analisar o comportamento químico, e é amplamente utilizada na Química e em outras ciências. 

O químico russo Dmitri Mendeleev (1834 - 1907) é considerado por muitos como o "pai da Tabela Periódica dos Elementos" como a conhecemos hodiernamente. Ele publicou em 1869 a primeira versão amplamente reconhecida da tabela. Seu trabalho no desenvolvimento da tabela demonstra as tendências periódicas dos elementos até então conhecidos e também vaticina algumas propriedades dos elementos ainda não descobertos que iriam preencher espaços vazios em sua tabela. A maioria de suas previsões se mostrou correta (danado ele!) uma vez que os elementos em questão foram descobertos posteriormente. Desde então a tabela de Mendeleev tem sido expandida e refinada com a descoberta ou sínteses de novos elementos e o desenvolvimento de modelos teóricos para explicar o comportamento químico.

Todos os elementos do número atômico 1 (Hidrogênio) ao 118 (Oganessônio) foram descobertos ou sintetizados, sendo as adições mais recentes [elementos 113 (Nihonium), 115 (Moscóvio), 117 (Tenesso) e 118 (Oganesson)] confirmadas pela IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry - União Internacional de Química Pura e Aplicada) em Dezembro de 2015. Os primeiros 94 elementos existem naturalmente, embora alguns sejam encontrados somente em quantidades de trações e foram sintetizados em laboratório antes de serem encontrados na natureza. 

Elementos com o número atômico de 95 ao 118 foram somente sintetizados em laboratório ou reatores nucleares. Têm sido buscada a síntese de elementos com números atômicos maiores. Vários elementos radionuclídeos sintéticos ou que ocorrem naturalmente também têm sido produzidos em laboratórios.

Imaginem só, caros leitores, quantos elementos químicos ainda estão para serem encontrados... Quantas novas descobertas nas ciências ainda estão por vir... Com esta singela iniciativa esperamos sermos os incentivadores das mentes brilhantes do amanhã. 


(A imagem acima foi copiada do link Images GoogleFonte: Wikipédia.)

"Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você".



Jean-Paul Sartre (1905 - 1980): crítico, escritor e filósofo francês. Importante representante da escola filosófica conhecida como Existencialismo, Sartre acreditava que os intelectuais deveriam desempenhar um papel de protagonismo na sociedade. Por causa disso, apoiou e defendeu inúmeras causas políticas de esquerda, tanto na vida pessoal como em suas obras.


(A imagem acima foi copiada do link Mensagens Com Amor.)