16 As festas principais (II) - 9 "Conte sete semanas. A partir do momento em que você começar a ceifar as espigas, conte sete semanas.
10 Celebre então a festa das semanas em honra de Javé seu DEUS. A oferta espontânea que você fizer deverá ser proporcional ao modo como Javé seu DEUS tiver abençoado você.
11 E você fará uma festa diante de Javé seu DEUS - junto com seu filho e sua filha, seu escravo e sua escrava, com o levita que vive em sua cidade e o imigrante, o órfão e a viúva que vivem em seu meio - no lugar que Javé seu DEUS tiver escolhido para aí fazer habitar o nome dele.
12 Lembre-se que você foi escravo no Egito, e cuide de colocar em prática esses estatutos.
13 Celebre a festa das tendas durante sete dias, depois de ter recolhido o produto da sua colheita de cereais e de uva.
14 Faça uma festa alegre com seu filho e sua filha, seu escravo e sua escrava, o levita e o imigrante, o órfão e a viúva que vivem em suas cidades.
15 Durante sete dias você festejará em honra de Javé seu DEUS, no lugar que Javé tiver escolhido, pois Javé seu DEUS vai abençoá-lo em todas as suas colheitas e em todo trabalho de sua mão, para que você fique cheio de alegria.
16 Por isso, três vezes por ano todo homem deverá comparecer diante de Javé seu DEUS, no lugar que ele tiver escolhido: na festa dos Pães sem fermento, na festa das Semanas e na festa das Tendas.
Que ninguém se apresente de mãos vazias diante de Javé: 17 cada um traga seu dom, conforme a bênção que Javé seu DEUS lhe tiver proporcionado".
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Deuteronômio, capítulo 16, versículo 09 a 17 (Dt. 16, 09 - 17).
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)