sábado, 29 de maio de 2010

POLICIAIS E JORNALISTAS

Os donos de cinema e teatros têm medo que os policiais façam batidas nas salas de cinema, caso estes sintam-se contrariados por não terem livre passagem. Os organizadores de festas têm medo de que a folia seja interrompida pela força policial devido a uma denúncia "anônima".

Os donos de cinema e de teatros têm medo que os jornalistas escrevam e publiquem matéria, artigo seja lá onde for, criticando a estrutura, atendimento e outros aspectos dos estabelecimentos pelo fato de não serem "platéia grátis". Os organizadores de festas e similares têm medo que a folia tenha sua imagem denegrida pelo texto de um jornalista.

A vista grossa e o medo da palavra e/ou da força. Alguns policiais e jornalistas acham normal (mas, não têm certeza) se é correto ou não entrarem gratuitamente nos locais, isso por que alguém lhes disse que era normal, acabam praticando o ato e nem param e refletem. Outros policiais e jornalistas acreditam realmente que é direito deles, afinal eles têm Poder!, este tipo de gente força a barra mesmo, na maior cara de pau. E outra pequeníssima parcela de jornalistas e policiais tem a exata noção ética da profissão e sabe que esse direito só lhe é permitido quando se está a trabalho.

É isto, fala-se aqui exatamente sobre a famigerada carteirada, uma contravenção, infelizmente, já estabelecida e praticamente institucionalizada no meio jornalístico e policial. Não está escrito em lugar algum que este "direito" (carteirada) é concedido a jornalistas e policiais, sabe-se sim, que o policial e o jornalista precisam em algumas situações trabalhar infiltrado, e nesse contexto é justo que os gastos sejam cobertos pela respectiva instituição, caso o profissional necessite.

Muitas vezes o caminho das flores, o mais bonito e cômodo é o mais fácil, e parece ser o correto. No entanto, as facilidades são muitas e a ética pouca, pouquíssima...

Texto de Ana Carmem Nascimento, aluna do 8. período do curso de comunicação social/jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.


(As fotos acima foram copiadas, respectivamente, dos links Diário de Um Juiz e Oficina de Ideias 54.)