terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ONZE CONSELHOS PARA A VIDA

Algo que as escolas não ensinam.

Bill Gates:  para o segundo homem mais rico do mundo, uma vida fácil na escola pode criar uma geração de fracassados no futuro. 


Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates certa vez ditou numa conferência em uma escola secundária nos Estados Unidos sobre onze regras que os estudantes não aprenderiam nas escolas. 

Ele falou sobre como a “política educacional da vida fácil para os estudantes” – infelizmente adotada nas escolas públicas aqui do Brasil... – têm criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política têm levado as pessoas a falharem em suas vidas (profissional, familiar, sentimental) posteriores à escola. 

Muito conciso, todos esperavam que Bill fosse fazer um discurso de uma hora ou mais. Gates, contudo, falou por menos de cinco minutos. Foi aplaudido entusiasticamente por mais de dez minutos sem parar. Agradeceu e foi embora em seu helicóptero, cuidar de seus negócios de bilhões de dólares. 

Confira os conselhos do segundo homem mais rico do mundo:

1. A vida não é fácil. Acostume-se com isso.

2. O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de sentir-se bem com você mesmo.

3. Você não ganhará US$ 20 mil (vinte mil dólares) por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma grande empresa, com carro e telefone à sua disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e seu próprio telefone.

4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe... Ele não terá pena de você.

5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de OPORTUNIDADE.

6. Se você fracassar, não culpe seus pais – ou o ‘sistema’. Então, não lamente seus erros, aprenda com eles.

7. Antes de você nascer seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por comprar sua comida, pagar as suas contas, lavar suas roupas e ainda ter de aturar você dizer que eles são chatos e ridículos. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente primeiro limpar seu próprio quarto e lavar a louça de vez em quando.

8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você nem repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isso não se parece com absolutamente nada na vida real. Se pisar na bola, está despedido... RUA!!! Faça certo da primeira vez!

9.  A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

10. Televisão não é vida real. Na vida real as pessoas têm de deixar o barzinho ou a boite e ir trabalhar.

11. Seja legal com os C.D.F.’s – aqueles estudantes estudiosos e aplicados que os demais julgam que são uns babacas. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.
 
Texto: autor desconhecido, com adaptações.
 
(A imagem acima foi copiada do link Grupo Escolar.)