terça-feira, 26 de abril de 2022

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (VI)

2. DEUS responde ao clamor


4 Moisés poderá demitificar a ideologia do opressor - 1 Moisés replicou: "E se eles não acreditarem em mim, nem fizerem caso, dizendo: 'Javé não apareceu a você'?" 

2 Javé perguntou-lhe: "O que você tem aí na mão?" Moisés respondeu: "Uma vara". 3 Então Javé lhe disse: "Jogue-a no chão". Moisés jogou a vara no chão e ela se transformou em cobra. Moisés, assustado, saiu correndo. 

4 Javé disse a Moisés: "Estenda a mão e pegue-a pela cauda". Ele estendeu a mão, pegou-a pela cauda e ela se transformou em vara.

5 Então Javé disse: "Isso é para acreditarem que Javé, o DEUS dos antepassados deles, o DEUS de Abraão, o DEUS de Isaac, o DEUS de Jacó, apareceu a você".

6 Javé disse-lhe ainda: "Coloque a mão no peito". Moisés colocou a mão no peito; ao retirá-la, a mão estava leprosa, branca como a neve.

7 Javé lhe disse: "Coloque de novo a mão no peito". Moisés colocou de novo a mão no peito e, ao retirá-la, estava normal como o resto do corpo. 

8 E Javé disse: "Se eles não acreditarem e não fizerem caso de você no primeiro sinal, acreditarão em você no segundo. 9 Se não acreditarem nem fizerem caso de você em nenhum dos dois sinais, pegue água do rio Nilo e derrame-a na terra seca; a água que você pegar do rio se transformará em sangue sobre a terra seca".

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 04, versículos 01 a 09 (Ex. 04, 01-09).

Explicando Êxodo 4, 01 - 09.

Moisés acha que o povo não vai acreditar nem fazer caso. Ele sabe que os sacerdotes e magos conseguem impressionar o povo, para o manter ideologicamente sob controle. Tendo adquirido poderes semelhantes aos dos sacerdotes e magos egípcios (cf. 7, 8-13), Moisés poderá conscientizar o povo, desmascarando a ideologia do sistema egípcio e fazendo o povo acreditar que a libertação é possível e vai se realizar. 

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 73.

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.) 

"Os costumes resultam do hábito convertido em caráter".


Thomas Hobbes (1588 - 1679): filósofo, matemático e teórico político inglês. Defensor do absolutismo, sua principal obra é Leviatã, com a qual lançou as características do Estado moderno tal qual conhecemos hoje.

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)