domingo, 1 de setembro de 2019

LE VOYAGE DANS LA LUNE

Curiosidades para cinéfilos de plantão

Resultado de imagem para Le voyage dans la Lune

Hoje comemora-se 117 anos do lançamento do filme Le Voyage Dans la Lune (Viagem à Lua). Dirigido, produzido, editado e escrito (roteiro) pelo francês Georges Méliès, este filme é considerado o primeiro filme de ficção científica.

Le Voyage Dans la Lune também foi o primeiro a tratar de seres alienígenas (ET's) e fez uso de animação e efeitos especiais inovadores para a época. Um desses efeitos especiais é a famosa cena da nave pousando no olho do "Homem da Lua".

Foi baseado em dois romances populares de sua época: De la Terre à la Lune, do escritor francês Júlio Verne, e The First Men in the Moon, do escritor britânico Herbert George Wells. O longa-metragem também foi extremamente popular em sua época, fazendo um sucesso estrondoso.

O legado de Le Voyage Dans la Lune também influenciou a cultura pop da contemporaneidade:

a) na música: o videoclipe da música Tonight, Tonight, da banda norte-americana The Smashing Pumpkins é baseado no filme francês; 

b) na televisão: a minissérie norte-americana From the Earth to te Moon, produzida por Tom Hanks, Ron Howard, Brian Grazer e Michael Bostick, exibe em seu último episódio cenas do longa-metragem; 

c) no cinema: o filme A Invenção de Hugo Cabret, do diretor norte-americano Martin Scorsese, também faz alusão à produção francesa; na literatura: é citado no livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer, do norte-americano Steven Jay Schneider.

Le Voyage Dans la Lune faz parte, ainda, do ranking da The Village Voice, sendo selecionado como um dos cem melhores filmes do século XX e ocupando a posição de número 84.

Um filme quando é bom, nos cativa, nos surpreende, nos emociona. Atravessa as gerações e continua fazendo sucesso.


Fonte: Wikipédia.


(A imagem acima foi copiada do link BFI.)