sábado, 6 de março de 2010

... E O OSCAR VAI PARA...

Mais antiga premiação na mídia, a festa do Oscar homenageia os melhores do cinema

A Entrega do Oscar, formalmente Academy Awards (Prêmios da Academia), é o nome pelo qual são popularmente conhecidos os prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. A premiação contempla os que se destacaram no cinema em categorias como: melhor ator, melhor atriz, melhor diretor, melhor filme.

A 82ª Cerimônia do Oscar será realizada próximo domingo (7 de março), no Teatro Kodak, em Hollywood, e vai premiar os melhores do cinema em 2009. Os atores Steve Martin e Alec Baldwin apresentarão a festa.

A cerimônia de entrega do Oscar é a mais importante da indústria cinematográfica. Ocorrida pela primeira vez no dia 16 maio de 1929, no Hotel Roosevelt, Hollywood, o Academy Awards é a mais antiga cerimônia de premiação na mídia e inspirou outras como o Grammy, o Emmy e o Globo de Ouro.

O Oscar propriamente dito – cujo nome oficial é Prêmio de Mérito da Academia – é uma pequena estatueta de 35 cm de altura. Pesa quase quatro quilogramas e é feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates. Tem a forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito. A pequena estátua foi concebida em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley. E nesses 82 anos em que foi entregue, o prêmio não sofreu nenhum tipo de mudança!

A origem do nome Oscar para a estatueta dourada não é clara. A versão mais popular e aceita até hoje é a da secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick. Conta a lenda que ao ver o "homenzinho careca" a secretária comentou que ele se parecia muito com seu tio Oscar. Um jornalista que acompanhou o episódio e escutou a tal comparação publicou o comentário em seu jornal. Outra versão também bastante conhecida é a da atriz Bette Davis. Esta teria apelidado a estatueta com o nome do seu primeiro marido, tamanha a semelhança entre ambos.

Histórias à parte, a verdade é que o apelido Oscar pegou de tal forma que há tempos é o nome pelo qual o Academy Award ou Prêmio da Academia é conhecido em todo o mundo. Outra mania que também veio junto com a premiação da academia é a célebre frase "...e o Oscar vai para...", pronunciada pelos apresentadores da festa ao anunciarem o nome do ganhador na respectiva categoria.

Categorias agraciadas no Academy Award (por ordem alfabética):
Atriz protagonista, Ator protagonista, Ator coadjuvante, Atriz coadjuvante, Curta-metragem (ação ao vivo), Curta-metragem de animação, Direção, Direção de arte, Documentário, Documentário de curta-metragem, Efeitos visuais, Edição de Imagem, Edição de Som, Figurino, Filme, Filme de animação, Filme em língua não-inglesa, Fotografia, Maquiagem, Mixagem de som, Música (canção original), Música (trilha-sonora original), Musical original, Roteiro adaptado, Roteiro original.

Categorias especiais:
Científico (ou Técnico), Contribuição especial, Contribuição tecnológica, Honorário, Humanitário, Memorial.


(A fonte de pesquisa do texto acima, bem como a imagem que o ilustra, são originários do link Wikipedia.)