terça-feira, 31 de março de 2015

LEONARDO DA VINCI

Quem foi, o que fez, de onde era
Leonardo da Vinci: gênio que há 500 anos influencia o conhecimento humano. 

Leonardo da Vinci (1452 - 1519) foi anatomista, arquiteto, botânico, cientista, escultor, engenheiro, inventor,  matemático, músico, pintor e poeta. Nascido na República de Florença, atual Itália, é considerado por muitos como o maior gênio da história. De curiosidade insaciável e talentos fora do comum, desenvolveu projetos avançados para sua época, sendo o percursor da balística e da aviação. 

Como inventor, suas 'engenhocas' deram origem a inúmeras máquinas modernas utilizadas hoje, como por exemplo o automóvel, o helicóptero e o tanque de guerra.    

Como cientista, fez estudos que impulsionaram o desenvolvimento das mais diversas áreas do conhecimento humano, em especial no campo da anatomia, da óptica e da engenharia civil.

Já como pintor, suas obras mais conhecidas são: Mona Lisa, A Última Ceia e Homem Vitruviano. Tais pinturas - feitas há cerca de 500 anos!!! - continuam como ícones da cultura popular e estão entre os quadros mais famosos, mais reproduzidos, mais imitados, mais estudados e mais parodiados de todos os tempos.

Em suma, Leonardo da Vinci era um gênio. Era brilhante. Era 'foda' - no bom sentido, lógico.

Alguns trabalhos de da Vinci:

Mona Lisa: uma das pinturas mais famosas de todos os tempos.
A Última Ceia: desbotada por cinco séculos de existência.

Homem Vitruviano: esboço que mistura matemática com biologia.

Máquina voadora que foi percursora do helicóptero.

(As imagens acima foram copiadas, respectivamente, dos links Hype Science, Universia Brasil, Nerd Geek Feelings,  Desenho On Line e Professor en Linea.)