domingo, 30 de abril de 2023

IV. A LEI DE SANTIDADE (VI)


19 Um povo santo como o seu DEUS (I) - 1 Javé falou a Moisés: 2 "Diga a toda a comunidade dos filhos de Israel: Sejam santos, porque eu, Javé, o DEUS de vocês, sou santo

3 Cada um de vocês respeite sua mãe e seu pai. Guardem os meus sábados. Eu sou Javé, o DEUS de vocês.

4 Não recorram aos ídolos, nem façam deuses de metal derretido. Eu sou Javé, o DEUS de vocês.

5 Quando oferecerem sacrifícios de comunhão a Javé, façam de tal modo que sejam aceitos. 6 A vítima será comida no mesmo dia do sacrifício ou no dia seguinte; o que sobrar será queimado no terceiro dia.

7 Aquilo que for comido no terceiro dia será considerado comida estragada, e não será aceito. 8 Quem comer, carregará o peso de sua culpa, porque profanou a santidade de Javé: será então eliminado do seu povo".

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Levítico, capítulo 19, versículo 01 a 08 (Lv. 19, 01 - 08).

Explicando Levítico 19, 01 - 37.

Javé, o DEUS que fez a Aliança com o povo, exige, nessa união, que o povo seja santo, assim como ele próprio é santo. Tal santidade se caracteriza pela prática da justiça libertadora, para produzir um relacionamento comunitário que concretize o projeto de DEUS.

A norma fundamental é o amor ao próximo (vv. 17-19), incluindo o imigrante (vv. 33-34). As outras normas repetem e comentam os princípios básicos da nova sociedade, já expostos no Decálogo: não ter outros deuses, não manipular DEUS, honrar pai e mãe, guardar o descanso semanal, não roubar, não levantar falso testemunho (cf. Ex 20,1-17 e notas).

Note-se, ainda, a insistência em defender o pobre e o fraco (vv. 9-10.14). Podemos notar que este capítulo é um verdadeiro tratado de espiritualidade, que ensina o povo a trilhar o caminho da santidade.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 136.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)